Z - Agência ENM

Vela jovem brasileira faz treinos antes de Mundial de Búzios (RJ)

Barcos adesivados (Foto: CBVelaoficial)

Os treinos visam o Mundial da World Sailing e tem duração de seis dias.

A Seleção Brasileira de Vela Jovem participa de um campo de treinamento em Búzios, no estado do Rio de Janeiro.

Os treinos visam o Mundial da World Sailing e tem duração de seis dias.

O objetivo primordial dessa experiência é aclimatar-se às condições da raia que receberá a 52ª edição do Mundial, programado para ocorrer de 8 a 16 de dezembro de 2023.

Os treinadores Juan Sienra, Rodrigo Amado, Ricardo Paranhos e Maria Hackerott concentram seus esforços para o desenvolvimento técnico adaptado à raia local.

Além do aprimoramento individual dos jovens velejadores, visando pavimentar o caminho para futuras conquistas olímpicas.

O Time Brasil é formado por 14 atletas com até 19 anos, representa seis estados da federação: Distrito Federal, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Juan Sienra, o treinador chefe, compartilha sua visão sobre o propósito fundamental do Training Camp: “O objetivo é criar o sentimento de um time representando o Brasil. Nosso trabalho da CBVela, em conjunto com os clubes e famílias, tem como pilar o fornecer as melhores ferramentas para o desenvolvimento de nossas categorias de base.”

A equipe, composta por oito mulheres e seis homens, distribui-se habilmente em todas as classes do campeonato, refletindo a diversidade das competições olímpicas.

Destaca-se a dupla mista Lucas Freitas e Victoria Back na 420 Open, bem como Joana Gonçalves e Gabriela Vassel na categoria 100% feminina. Em outras classes, há a manutenção de duplas da edição anterior e representantes nas novas modalidades olímpicas.

Com um histórico notável de 16 medalhas no Mundial da Juventude, o Brasil enfrenta este desafio com confiança e experiência.

Paralelamente, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, ícones da vela brasileira, intensificam seus treinamentos na mesma raia, mirando nos Jogos de Paris 2024.

O Campeonato Mundial da Juventude, anualmente chancelado pela World Sailing, reunirá mais de 450 velejadores de 61 países em 2023.

A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem neste prestigiado evento.

Além disso, a vela brasileira conta com um suporte vital do Núcleo de Base do programa da CBVela em parceria com o Ministério do Esporte.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo