Automobilismo

Verstappen domina do começo ao fim e vence o GP do Japão; Red Bull alcança hexacampeonato de construtores

Foto: Divulgação/Red Bull

Nesta madrugada de domingo (24), aconteceu o GP do Japão que teve como vitorioso Max Verstappen. O holandês fez a pole no sábado e liderou a corrida do começo ao fim sem nenhuma dificuldade, agora o bicampeão está muito próximo do seu tricampeonato. A vitória de Max também deu o hexa para a Red Bull no Mundial de Construtores. Atrás do holandês ficaram Norris e Piastri, que alcançou seu primeiro pódio na carreira.

+ AlphaTauri anuncia renovação de Tsunoda e Ricciardo para temporada de 2024

Max liderou todos os treinos livres da etapa e largou da pole position, fazendo ainda a melhor volta da prova no Circuito de Suzuka. Agora, tem 400 pontos na classificação, 177 a mais que o vice-líder Sergio Pérez. Com 180 pontos em jogo, se ele faturar três em comparação com o colega da Red Bull na corrida sprint do GP do Catar, daqui a duas semanas, será tricampeão.

A Red Bull conquistou seu hexa de construtores de forma consecutiva, após ter faturado o quinto título em 2022. O resultado confirma o reestabelecimento da dominância do time, que já é quase tri de pilotos (2021, 2022 e 2023) com Verstappen mas enfrentou um jejum de nove anos no Mundial de equipes, desde o tetra com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013.

Por outro lado, a equipe pontuou apenas com seu líder na corrida deste domingo. Sergio Pérez largou em quinto lugar mas se envolveu em dois incidentes, foi punido duas vezes com 5s e ainda voltou para a pista para dar três voltas, mais de 20 após ter, inicialmente, abandonado a corrida. Agora o mexicano tem Lewis Hamilton, terceiro no Mundial, a 33 pontos dele, eram 40 de vantagem até então.

E se Verstappen conduziu sua vantagem com segurança nas 53 voltas, a situação não foi tão tranquila nas posições subjacentes: a McLaren, segunda força do fim de semana, se viu em alguns conflitos internos e também com a Mercedes, que surgiu como sua rival pelas últimas vagas no pódio. A Ferrari, correndo por fora, pôs Charles Leclerc em quarto lugar, obtendo com ele seu melhor resultado.

Piastri, que largou de forma inédita na primeira fila, foi superado por Norris na abertura da corrida. No decorrer da prova, chegou a ficar na frente do colega, que teve seu pit stop antecipado, mas acabou cedendo a dianteira após certa resistência. A McLaren fez sua quarta aparição no pódio em 2023.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o GP do Catar em 8 de outubro, válido como a 17ª etapa da temporada. Verstappen já pode cravar o tricampeonato mundial em Losail; veja contas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo