Automobilismo

Verstappen vence o chuvoso GP do Japão e conquista o bicampeonato da Fórmula 1

Foto: Divulgação/Max Verstappen

Neste domingo (9), a Fórmula 1 voltou a correr em Suzuka depois de três anos e foi recebidoa com uma forte chuva que gerou um grande spray na pista. Mesmo com as condições mistas, Max Verstappen dominou a prova e venceu com tranquilidade, Pérez ficou em segundo e Leclerc em terceiro.

+ Ricciardo abre o jogo sobre seu futuro na Fórmula 1: “A realidade é que não estarei no grid em 2023”

A corrida começou com uma quantidade imensa de água na pista que favoreceu Leclerc, o monegasco largou bem e chegou a ultrapassar Verstappen, porém o holandês retomou a primeira posição. Na largada, Vettel acabou optando por ir pela parte mais molhada do trajeto e acabou rodando.

Na metade da primeira volta, Sainz bateu e abandonou a prova. Outro piloto que também saiu da corrida foi Albon, o tailandês teve algum problema e deixou a corrida. Com uma forte chuva e alguns incidentes, a FIA chamou a bandeira vermelha.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Depois de quase duas horas esperando os carros voltarem para a pista, os torcedores que ficaram no autódromo de Suzuka foram recompensados com 40 minutos de prova. Na relargada, Verstappen meteu o pé e abriu em relação a Leclerc, segundo lugar.

Algumas voltas depois, os rivais se viram próximos um do outro e só não duelaram na pista pois a troca de pneu de faixa azul para faixa verde foi chamada. Na saída dos boxes, Verstappen rapidamente abriu 5s para Leclerc e liderava com certa tranquilidade.

Schumacher tentou ficar algumas voltas a mais com o pneu de chuva pesada, porém a estratégia não deu certo e logo parou para por os intermediários. Com isso, todos os carros estavam com os pneus de faixa verde.

Com o cronômetro zerado, Verstappen alcançou a sua 12ª vitória na temporada, Pérez terminou em segundo após Leclerc ser punido com cinco segundos. Com essa punição, Verstappen é bicampeão mundial da Fórmula 1.

Verstappen é campeão na casa da Honda, uma das grandes parceiras da Red Bull. O Japão volta a ver um bicampeonato desde 2011, quando Vettel se tornou bicampeão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo