Futebol Mineiro

Villa Nova se classifica para a Copa do Brasil 2024 após Atlético-MG se garantir na 3ª fase

Villa Nova jogará a Copa do Brasil após nove anos longe do mata-mata nacional (Foto: Bruno Cantini/Villa Nova)

Vice do Troféu Inconfidência e vaga direta do Galo para a 3ª fase garantiram o Leão do Bonfim na Copa do Brasil

Foto: Bruno Cantini/Villa Nova

O Villa Nova, equipe tradicional de Nova Lima (MG), está classificado para a Copa do Brasil 2024. A vaga veio neste domingo (26), após o Atlético-MG vencer diante do Grêmio, por 3 a 0, e se garantir na terceira fase da competição da próxima edição, repassando a vaga conquistada ao time alvirrubro. O Leão do Bonfim voltará a participar do torneio nacional após nove anos.

A confirmação do Villa Nova ocorre mesmo que o Atlético ainda não tenha se garantido na Libertadores. O Galo já conseguiu garantir uma possibilidade de ir para a terceira fase, na condição de melhor colocado da Série A, ou seja, podendo ser o melhor fora da zona de classificados para o torneio internacional.

Todo ano, duas vagas diretas para a 3ª fase da Copa do Brasil, são concedidas para a fase na Série A (que seriam os dois primeiros que vão para a Copa Sul-Americana), mas que podem diminuir, caso haja conquista brasileira nos dois torneios principais da Conmebol. Com o título da Libertadores pelo Fluminense, uma vaga antecipada foi garantida para ser concedida via Campeonato Brasileiro.

+ Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Com o resultado na Arena MRV, a equipe alvinegra não pode mais ser ultrapassado pelo Cuiabá, segundo melhor na zona da Sul-Americana. O Villa herda a vaga atleticana na primeira fase, por conta do vice-campeonato do Troféu Inconfidência. O clube de Nova Lima era o primeiro na ‘lista de espera’, caso algum dos mineiros da Série A deste ano, conseguissem a vaga para a 3ª fase. Além do Villa, representarão o estado no torneio: Atlético, América, Cruzeiro, Athletic e Tombense.

Será a sétima participação villa-novense na história. O Leão do Bonfim não disputava a Copa do Brasil desde 2015, quando foi eliminado para o Coritiba na 1ª fase. A melhor campanha ocorreu em 2007, após a conquista da Taça Minas Gerais do ano anterior. Na época, a equipe avançou da qualificação inicial ao vencer a Ponte Preta em dois jogos (1×0 e 3×2), mas parou na 2ª fase para o Avaí.

+ Vice-presidente do Villa Nova fala sobre SAF, concessão de estruturas e futuro do clube

Além do mata-mata nacional, o Villa terá o Campeonato Mineiro e o Brasileirão Série D na próxima temporada. Atualmente, o clube ainda não divulgou contratações visando o ano que vem, mas já está na busca de um comando técnico para avançar no projeto.

Segundo informações do Portal Villa Nova, a instituição deverá renovar uma parceria com o Coimbra Sports, time de Contagem (MG), que disputa a terceira divisão de Minas, e é conhecido pelo alto investimento nas categorias de base. O acordo entre os times já dura desde 2021, com a conquista do Módulo II estadual, e o acesso de volta para a elite após ser rebaixado em 2020.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo