Outro lado

Vinicius Júnior é nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Unesco

Vinicius Júnior é o novo embaixador da Unesco (Foto: Reprodução/Twitter @vinijr)

O atleta é o segundo jogador brasileiro a receber a honraria, Pelé foi o primeiro

Reprodução/Twitter Vinicius Júnior (@vinijr)

Vinicius Júnior recebeu uma grande honraria nesta sexta-feira (2). A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, nomeou o atleta como Embaixador da Boa Vontade, durante visita à Ciudad de Madrid, CT do clube merengue. Ele é o segundo jogador brasileiro a ser nomeado embaixador da Unesco, depois de Pelé. A representante da instituição falou sobre a importância de Vinicius além do esporte.

+ Mercado Livre adquire naming rights do Pacaembu por 30 anos

— Vinícius Junior não é apenas um jogador de futebol excepcional; ele também tem sido um defensor comprometido com a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil — declarou Audrey Azoulay.

— Ele é um modelo para toda uma geração, e a UNESCO tem a honra de contá-lo hoje entre seus Embaixadores da Boa Vontade — completou.

Vinicius Júnior fundou, em 2021, o Instituto Vini Jr, instituição que ajuda crianças em situações de pobreza através da educação, esporte e tecnologia, adotando práticas pedagógicas antirracistas. O jogador expressou a sensação de receber a honraria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

— Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente — disse Vinicius, nas redes sociais.

— A minha luta é pela educação. Meu Instituto cresce mês a mês no Brasil e, com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo — acrescentou.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube

Esse não é o primeiro reconhecimento que Vinicius recebe pelas atitudes de inclusão social no instituto e luta contra o racismo. O jogador conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia da Bola de Ouro, em outubro de 2023.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo