Z - Futebol Agência ENM

Visando a história do clube, Associação dos Pesquisadores do Santos completa sete anos

Leonardo Devezas ao lado do ídolo do Santos, Pepe (Foto: Divulgação)

Pensando na falta de um grupo dedicado a história do Santos Futebol Clube, a Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC, conhecida como ASSOPHIS, surgiu sete anos atrás. Sem fins lucrativos, a associação reúne pessoas que pesquisam e estudam a história do Santos FC com o objetivo de preservar a memória, estimular a pesquisa (e novos pesquisadores) coletar novos materiais e principalmente, divulgar a história do Santos FC.

Em contato com o Esporte News Mundo, Leonardo Devezas, presidente da ASSOPHIS, comenta que: “O principal objetivo é resgatar e também levar a todos os grandes feitos do Santos, toda história números, fotos, vídeos. É uma recuperação de todo acervo do Santos. É algo que o clube não consegue fazer. Então entramos numa lacuna para explicar a história principalmente aos jovens que não tiveram a oportunidade de ver. Nós estamos conseguindo levar isso ao torcedor, porque páginas que falam do dia a dia existem dezenas, mas que falam da história, não. A ASSOPHIS cresceu por causa disso”.

Membros da ASSOPHIS (Foto: Divulgação)

Entre as metas da entidade estão a produção de material cultural do Santos FC, a realização de encontros com palestras e trocas de informações, comemoração de datas importantes, além da divulgação dos trabalhos de seus associados. Muitos nomes se juntaram a ASSOPHIS desde 2014, nomes que ainda serão apresentados para todos em uma nova etapa da Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC.

“Durante a pandemia funcionamos normalmente porque trabalhamos de forma remota, temos membros pelo Brasil e mundo. Muitos deles são dedicados na confecção do livro Almanaque dos Craques onde vão conter todos os jogadores da história do Santos que fizeram pelo menos uma partida oficial, nos termos reais (com uniforme, arbitragem), e não o que vem se propagando como jogo oficial, sendo que amistoso na verdade é um jogo oficial como vem sendo dito”, explica Devezas.

O presidente também explicou sobre o interesse oficial do clube em conversar com a associação. “O Santos nos procurou, principalmente essa nova gestão logo no início, fizemos uma reunião com o conselheiro Vitor Sion para aproximar mais a ASSOPHIS junto ao centro de memória. A ASSOPHIS tenta se manter apartidária, queremos contribuir e colaborar com o Santos instituição, mas não com partidos e gestões. Sempre estamos disponíveis. Eu mesmo como presidente participei de diversas lives com diversos candidatos”, finaliza.

Quer saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo