Após a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, a vitória diante do Brusque no último sábado (07) e a quebra de uma sequência negativa de nove partidas sem vencer, muitos torcedores do Cruzeiro alimentaram novamente a esperança em conquistar o principal objetivo na temporada: o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
Há dois anos na Segunda Divisão Nacional, atualmente, o Cruzeiro tem apenas 16 pontos somados em 48 disputados, ocupa a 15ª colocação na tabela de classificação e ainda faz uma campanha abaixo do esperado. Entretanto, a premissa da chegada de um técnico histórico no clube, a exigência de salários em dia e a “obrigação” do comprometimento por parte dos jogadores são fatores que reascendem a esperança celeste.
Inclusive, sob uma perspectiva histórica e estatística, se levarmos em consideração as últimas três disputas da Série B, o Cruzeiro precisará, nas 22 rodadas a serem disputadas, conquistar, pelo menos quinze vitórias e um empate. Dessa forma, a Raposa chegaria aos 62 pontos, pontuação que garantiu a última vaga em anos anteriores. Veja:
- Em 2020, o Cuiabá garantiu o acesso com 61 pontos;
- Em 2019, o Atlético-GO garantiu o acesso com 62 pontos;
- Em 2018, o Goiás garantiu o acesso com 60 pontos
Se caso chegar ao acesso, Vanderlei Luxemburgo, que foi contratado para este fim, será lembrado pelos torcedores não só pela conquista da Tríplice Coroa, em 2003, mas também por tirar o Cruzeiro da pior fase de sua história.