O São Paulo anunciou nesta quinta-feira (03/06) a renovação do lateral-esquerdo Welington, de apenas 20 anos de idade, até o fim de 2024. O antigo contrato do jogador era válido até dezembro de 2023.
“É um momento muito especial, mais um sonho realizado na minha vida. Este novo contrato é um passo importante na minha carreira”, afirmou o jogador.
A notícia vem pouco depois do diretor Carlos Belmonte revelar, em entrevista feita pelo jornalista Marcelo Hazan, da Goal, que o clube recusou uma oferta de um time da Dinamarca, no valor de 1,5 milhões de euros. A renovação muda o patamar salarial do atleta, que já cumpriu algumas metas na sua nova fase pelo profissional e agora equipara sua remuneração com a de outros jogadores promovidos da base valorizados. A mudança também atinge a multa rescisória do contrato, tanto para clubes brasileiros como para europeus.
+ Conselho do São Paulo aprovou empréstimo de R$ 75 milhões
+ Revelação da base feminina renova com o São Paulo
+ Conheça o zagueiro canhoto da base que agradou Crespo
Formado nas categorias de base do tricolor, o jovem foi promovido ainda na temporada passada pelo técnico Fernando Diniz, mas foi utilizado apenas uma vez pelo treinador, na derrota por 1 a 0 para o Botafogo-SP, em março. O jogador só voltou a atuar pelo time principal quase um ano depois, já em 2021, na última rodada do Brasileirão e teve grande atuação na vitória sobre o Flamengo, que garantiu o São Paulo na Libertadores.
Com Hernán Crespo, Welington ganhou espaço. Ele foi titular em três jogos da Libertadores e na única partida da Copa do Brasil. No título do Paulistão, o lateral atuou por quatro vezes como titular e foi importante na conquista tricolor.
“Nada melhor do que já conquistar um título no meu primeiro ano no profissional. Sou grato ao clube por prorrogar o meu vínculo e, agora, vou em busca de novas conquistas e sonhos com esta camisa”, disse o jovem.
Com as oportunidades, o lateral-esquerdo vem se destacando na boa fase do São Paulo. No Paulista, por exemplo, ele figurou entre os jogadores do tricolor com mais dribles e passes chave por partida, dois quesitos extremamente importantes para um lateral que atua no 3-5-2..
Porém o principal número mostrado foi a precisão nos cruzamentos. Ele foi o 3º são-paulino que mais acertou cruzamentos no Paulistão: 11. Atrás somente de Dani Alves, com 20 e Igor Vinicius, com 14. Na porcentagem, no entanto, a jovem promessa assume a liderança. Welington acertou 41% dos cruzamentos que tentou na competição, bem acima de Reinaldo, com 13% e Igor Vinicius, 22%. Só Dani Alves tem número equivalente, com 40% de precisão.
Welington está na base do São Paulo desde 2013 e faz parte de uma vitoriosa geração 2001 do tricolor, que tem a Copa São Paulo como seu título mais importante. A geração também foi campeã da Copa do Brasil Votorantim de 2016, considerado o maior torneio nacional sub-15, o Torneio Laudo Natel e o Interclubes sub-14, a Aspire Tri-Series, a Paulista Cup e a Salvador Cup pelo sub-16 e a J-League Challenge pelo sub-17.
Vários dos meninos 2001, incluindo Welington, também participaram da conquista da Taça BH sub-17, de 2017, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil sub-20, em 2018, embora fossem torneios para jogadores acima da idade deles.
Em algumas dessas competições, no entanto, Welington não participou ativamente. No seu período no São Paulo, o garoto foi acometido por um vírus chamado coxsackie, ficou muito doente e perdeu bastante peso. Foram momentos difíceis, mas superados pelo lateral, que assumiu a titularidade pelo lado esquerdo do campo da base e hoje é reserva imediato do experiente Reinaldo.