A delegação do Barcelona já chegou aos Estados Unidos, mas o técnico Xavi Hernández foi impedido de entrar no país por questões burocráticas. O motivo foi pelo fato de o atual treinador do Barcelona ter estado no Irã anos atrás. Mesmo sendo cidadão europeu e não precisar de visto para estar nos Estados Unidos, Xavi precisaria de uma autorização especial já que esteve no Irã. A medida, que vale também para Síria e Sudão, é válida desde 2011.
Quando era jogador do Al-Sadd, do Catar, Xavi esteve no Irã em pelo menos cinco oportunidades para poder disputar a Liga dos Campeões da Ásia. Em maio de 2019, em seu último jogo como atleta profissional, o espanhol enfrentou o Persepolis, em Teerã, na capital iraniana. Por este motivo, Xavi está impedido de participar da pré-temporada do Barcelona nos Estados Unidos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O clube catalão sabia da questão, de acordo com o jornal “Mundo Deportivo”, mas acreditava que tudo já estava resolvido. No entanto, somente ao chegar ao aeroporto dos Estados Unidos, o Barcelona descobriu que Xavi não havia recebido a autorização especial para entrar nos Estados Unidos. Agora o Barça trabalha para tentar resolver a burocracia e espera que Xavi participe do período de pré-temporada.
O primeiro jogo do Barcelona nos Estados Unidos já acontece na próxima terça-feira (19), em confronto contra o Inter Miami. O período de preparação é importante para Xavi já poder organizar a equipe e saber com quais jogadores poderá contar na temporada. Os reforços que chegaram ao clube recentemente também estão nos Estados Unidos e já começariam a ser utilizados por Xavi para a avaliação final.
Na programação feita pelo Barcelona, o clube deverá ficar nos Estados Unidos até o final do mês, aonde fará quatro amistosos, incluindo um clássico diante do Real Madrid. O atacante Robert Lewandowski, mais novo reforço do clube, também deve chegar aos Estados Unidos nos próximos dias para completar a delegação na pré-temporada.