Futebol

Zagallo também se dividiu entre Fluminense e Seleção

Zagallo pelo Fluminense (Foto: Arquivo Nacional)

Ícone do futebol mundial, Zagallo será velado neste domingo na sede da CBF, na Barra da Tijuca

Foto: Arquivo Nacional

Aos 92 anos, Zagallo faleceu na noite da última sexta-feira e acumula muitas histórias no futebol. Ele foi um dos treinadores que comandou os quatro grandes do Rio de Janeiro. Pelo Fluminense, Mário Jorge Lobo Zagallo comandou o Tricolor das Laranjeiras, enquanto também se dividia com a Seleção Brasileira. Isto aconteceu com o técnico Fernando Diniz, também do Tricolor.

+ Relembre as frases marcantes de Zagallo: ‘Vocês vão ter que me engolir’

Recentemente, Fernando Diniz, técnico do Fluminense, também estava nesta mesma situação. Em 2023, foi chamado por Ednaldo Rodrigues para assumir interinamente a Seleção. Contudo, foi demitido na última sexta-feira. Em sua passagem, Diniz comandou a seleção brasileira em seis jogos, todos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Zagallo, por sua vez, comandou o Fluminense e a Seleão entre 1971 e 1972. Pelo Brasil, ele havia sido campeão do mundo em 1970, no México, e seguiria no comando do país na Copa de 1974. Pela equipe carioca, o Velho Lobo teve passagem vitoriosa, mas não foi marcante. Ele conquistou o Campeonato Carioca e o Torneio José Macedo Aguiar.

A decisão daquele Estadual foi diante do Botafogo, com vitória do Fluminense por 1 a 0 diante de mais de 160 mil pessoas no Maracanã. Mas o que mais chama atenção foi a campanha do Tricolor sob comando de Zagallo: em 20 jogos, foram 11 vitórias, oito empates e apenas uma derrota.

No Torneio José Macedo Aguiar foi um quadrangular disputado em Salvador, que, além do Fluminense, também contou com a presença de Flamengo, Bahia e Vitória como participantes. Uma vitória por 1 a 0 diante do Tricolor baiano na final deu mais um título para o Velho Lobo.

+ Único tetracampeão mundial: Confira a carreira vitoriosa de Zagallo na Seleção Brasileira e nos clubes

Flu se manifesta

O Fluminense realizou uma publicação, através das redes sociais, lamentando profundamente o falecimento na noite da última sexta-feira de Mario Jorge Lobo Zagallo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo