São Paulo

Árbitro de 4 de Julho x São Paulo foi suspenso pela FNF

O árbitro Zandick Gondim Alves Junior apitou 4 de Julho e São Paulo, em Teresina, Piauí, em jogo com vitória dos donos da casa, em partida que levantou polêmicas sobre as decisões do árbitro e seus assistentes, algo que faz parte do histórico recente de Zandick.

O árbitro foi afastado pela Federação do Rio Grande do Norte há menos de dois dias, após marcar uma penalidade para o ABC, na final do 2º turno do Campeonato Potiguar, em que a falta na realidade foi cerca de um metro fora da área. O lance acabou sendo decisivo na partida.


Rojas renova e fica no tricolor até o fim de 2021
+ Racing vive boa fase e é desafio para o São Paulo

O ABC, que tinha a vantagem do empate contra o Santa Cruz de Natal, perdia por 1 a 0, quando o árbitro marcou pênalti de David Maranhão em cima de Levi. A cobrança foi convertida e o ABC conseguiu o empate e o título do 2º turno. Depois de poucas horas e de muita reclamação dos dirigentes do Santa Cruz, a Federação anunciou a suspensão do árbitro.

Hoje, Zandick não esteve envolvido diretamente nas polêmicas, mas seus assistentes, Vinicius Melo de Lima e Francisco de Assis Da Hora, sim. Eles tiveam uma atuação com falhas que foram decisivas na partida. No segundo gol do 4 de Julho, marcado por Gilmar Bahia, no início da jogada o zagueiro está impedido por alguns metros. O assistente Vinicius Melo de Lima está bem posicionado, mas nada marca. Gilmar disputa a bola, Orejuela falha e o gol acaba saindo.

Assistente Vinicius Melo de Lima não marca impedimento claro do zagueiro Gilmar Bahia, do 4 de Julho

No final do jogo, Vinicius Melo de Lima teve outro erro crucial no último lance da partida. Após cobrança de escanteio de Hernanes, a bola é escorada de cabeça e Galeano toca pro gol. O assistente levanta a bandeira e marca impedimento. O lance é mais difícil do que o não marcado contra o time da casa, mas o camisa 21 do 4 de Julho, Etinho, dá condição ao são-paulino.

Assistente assinala impedimento de Galeano em gol marcado pelo São Paulo

Vinicius Melo de Lima também foi assistente de Zandick Gondim na partida entre ABC e Santa Cruz de Natal, que culminou no afastamento do árbitro. Em 2014, porém, Vinicius esteve envolvido em polêmica semelhante a da final do Potiguar. Como assistente do árbitro Lenilson de Lima, no jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Potiguar daquele ano. Na ocasião, eles não marcaram penalidade a favor do Alecrim, contra o ABC, assinalando que a falta teria sido fora da área. Após avaliação da comissão, ambos foram suspensos por 15 dias.

O árbitro Francisco de Assis Da Hora também teve um erro na partida de hoje, mas Lucas Perri defendeu a finalização de Kaká, que recebeu a bola em posição de impedimento e por isso o lance não teve maiores consequências.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo