Mais Esportes

Alfa Romeo anuncia Guanyu Zhou, primeiro chinês da Fórmula 1

Guanyu Zhou substituirá Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo em 2022.

Foto: Divulgação / Alfa Romeo Racing

A Alfa Romeo oficializou nesta sexta-feira, 16, a chegada de Guanyu Zhou para a temporada de 2022, substituindo Antonio Giovinazzi. O anúncio confirma também o grid para o próximo ano da Fórmula 1, com o jovem piloto chinês sendo o último selecionado entre as equipes.

(Divulgação / AlfaRomeoRacing)
(Divulgação / AlfaRomeoRacing)

Zhou chega na F1 com um ano de contrato com a Alfa Romeo e será parceiro de Valtteri Bottas. O CEO da equipe, Frédéric Vasseur, já demonstrou confiança na dupla e que o chinês tem um futuro promissor:

— É um prazer receber o Guanyu Zhou na Alfa Romeo. Ele é um piloto muito talentoso, como seus resultados na Fórmula 2 já mostraram, e estamos ansiosos para ajudar seu talento aparecer ainda mais na Fórmula 1. Estamos orgulhosos da dupla de 2022 e confiantes que Zhou formará uma parceria de sucesso com Valtteri [Bottas].

Quem é Guanyu Zhou?

(Divulgação / Guanyu Zhou)
Sua última vitória na temporada foi em Silverstone (Divulgação / Guanyu Zhou)

Guanyu Zhou nasceu em Xangai, e logo aos 13 anos mudou-se para Londres, no Reino Unido, para enfrentar um cenário mais competitivo no kart. Após ganhar alguns títulos, entrou para a equipe da Prema na Fórmula 4 italiana, acabando a temporada de estreia em segundo lugar. No ano seguinte, pulou para a F3, mas seu primeiro ano na categoria não foi dos melhores com a Motopark, e acabou a temporada em 13º.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ficou mais dois anos na Fórmula 3, com a Prema, mas sua melhor colocação no Campeonato de Pilotos foi oitavo, com duas vitórias em 2018, além de outros três pódios no mesmo ano.

Já em 2019, foi promovido para a F2, na equipe UNI-Virtuosi, e também mudou da Academia de Pilotos da Ferrari, com a qual tinha acordo desde 2014, para a Academia da Renault. No seu ano de estreante, conquistou cinco pódios e foi sétimo no campeonato; no seguinte, seis pódios e um sexto lugar na tabela.

(Divulgação / Guanyu Zhou)
Guanyu Zhou em vitória no GP de Monaco (Divulgação / Guanyu Zhou)

Agora, Zhou disputa pelo título da categoria. Em seu terceiro ano, venceu três corridas, além de conquistar outros quatro pódios, e até o momento, está a 36 pontos atrás de Oscar Piastri.

O jovem piloto também reconheceu que, sendo o primeiro chinês na categoria, poderá abrir espaços e inspirar outros a tentarem o automobilismo:

— Eu sonhei desde pequeno em escalar o máximo que podia um esporte que eu sou muito apaixonado, e agora esse sonho se tornou realidade. Ser o primeiro piloto chinês na Fórmula 1 é um avanço para a história do automobilismo chinês. Eu sei que muitas esperanças estarão sobre mim e, como sempre, tomarei isso como motivação para me tornar melhor e conquistar mais.

Zhou já teve experiência também na Fórmula 1, quando pilotou a Alpine no Treino Livre 1 da Áustria, ainda neste ano.

(Divulgação / Guanyu Zhou)
Zhou substituiu Fernando Alonso no TL 1 da Áustria (Divulgação / Guanyu Zhou)

Além da qualidade já provada nas pistas, Guanyu Zhou pode chegar à equipe com um aporte financeiro considerável. Rumores anteriores ao anúncio declaravam uma quantia de $30 milhões junto ao chinês, que ainda carregará toda a torcida de seu país.

A possível estreia de Zhou, se o calendário previsto pela Fórmula 1 mais cedo neste ano continuar valendo, será no Bahrein. O fim de semana começa no dia 18 de março de 2022, com a corrida no dia 20, domingo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo