Automobilismo

Alonso fica ‘surpreso com competitividade’ ao classificar em sexto na Turquia

Alonso largará em quinto pela 1ª vez desde 2014.

Foto: Divulgação / Alpine F1 Team

Fernando Alonso largará em quinto no domingo, 10, no GP da Turquia, após classificar em sexto neste sábado. O ganho de uma posição para o piloto espanhol é consequência da punição de 10 posições para Lewis Hamilton, que larga em 11º.

Divulgação / Alpine F1 Team
Divulgação / Alpine F1 Team

O Príncipe das Astúrias repetiu a colocação do treino livre 3, realizado sob chuva, e conseguiu seu melhor tempo no fim de semana com 1m23s477 no Q3. Isso coloca o número 14 do grid à pouco mais de um décimo de segundo de Pierre Gasly, mas foi o suficiente para ficar a frente, por exemplo, de Sergio Perez (7º) e Lando Norris (8º).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na corrida de Istambul, com a punição de Hamilton, será a primeira vez desde o GP do Japão, em 2014, que Alonso largará entre os cinco primeiros. Nesta temporada, sua melhor classificação também foi um sexto lugar, na última etapa, em Sochi. O bom desempenho no classificatório na Turquia foi uma surpresa até mesmo para o piloto:

— Foi muito bom, achei que o carro estava rápido hoje e em todos os tipos de pneus. Passamos do Q2 com o pneu médio e isso não é um luxo que normalmente temos, já que na maioria das vezes temos que ir de pneus macios para conseguir passar para o Q3. Hoje o carro foi rápido mas claro que os pontos são conquistados amanhã. Não significa nada mas ainda assim é uma boa posição de início.

Divulgação / Alpine F1 Team
Divulgação / Alpine F1 Team

Apesar da chuva no fim da corrida em Sochi, Alonso conseguiu manter até o fim sua sexta colocação, conquistando mais oito pontos para o Campeonato de Pilotos. O desempenho coloca o espanhol com 58 pontos na tabela, apenas oito atrás de Pierre Gasly, da ‘rival’ AlphaTauri. Agora, na Turquia, há a dúvida se conseguirá manter a vantagem sobre, por exemplo, a McLaren:

— [Sobre o ritmo de corrida] Veremos amanhã. Também fiquei surpreso com nossa competitividade no classificatório. Acho que a corrida é diferente. Eles [McLaren] são um time consistente e são fortes nos domingos. Veremos se conseguimos manter a posição. Penso que o maior desconhecimento é a degradação dos pneus. Ontem não tivemos informação suficiente no clima, vimos hoje quanto a pista demora pra secar e dependendo amanhã podemos até começar com a pista molhada se chover antes do início.

Divulgação / Alpine F1 Team
Divulgação / Alpine F1 Team

Sobre o clima, se esperava um classificatório com chuva (inclusive com um gráfico da Fórmula 1 indicando 100% de chuva durante a sessão), algo que acabou não acontecendo, pelo menos não com uma chuva que afetasse o circuito. No entanto, como Alonso descreveu, a pista na Turquia demora a secar. Já no domingo, não é previsto chuva durante a corrida, mas se a água cair pouco antes do evento, pode afetar a largada.

+ Punido pela troca de motor, Hamilton prevê dificuldades no GP da Turquia

De qualquer maneira, a largada está programa para às 9h, horário de Brasília, do domingo, dia 10. Fernando Alonso e a Alpine esperam segurar alguns carros fortes que vão largar atrás no grid (como Norris, Perez, Ricciardo, Hamilton e Sainz) para manter a vantagem no Campeonato de Construtores sobre a AlphaTauri. Atualmente, a diferença é de 19 pontos na disputa pelo quinto lugar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo