Campeonato Brasileiro

Palmeiras emite nota dura contra decisão do STJD que libera público para o Flamengo; Confira

Palmeiras
Foto: Fabio Menotti/ Ag Palmeiras

O Palmeiras emitiu uma nota, na noite desta quarta-feira (4), criticando a decisão do presidente do STJD, Otávio Noronha, que permitiu que o Flamengo tenha público em suas partidas como mandante na Copa do Brasil e Brasileirão. A decisão é liminar (provisória), e a CBF já se manifestou dizendo que “apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores.”

“O Palmeiras discorda integralmente da decisão que permitiu que apenas alguns clubes joguem com a presença de seus torcedores. A decisão atenta contra a integridade da competição, sua credibilidade e isonomia.

A propósito, é de conhecimento público que os clubes da Série A, conjuntamente, em reunião do conselho técnico, decidiram que a retomada do público nos estádios somente aconteceria após definição de seu colegiado e essa decisão deve ser respeitada”, diz a nota do Verdão.

Santos, Bragantino, Corinthians, Internacional, entre outros, foram alguns dos clubes que também se posicionaram contra a decisão do tribunal.

Segundo a CBF, na último conselho técnico com clubes da Primeira Divisão, ocorrida em 24 de março de 2021, ficou acordado que somente uma nova decisão, tomada após um novo conselho técnico, determinaria o retorno do público.

Esta reunião “vedou a presença de público nos estádios até nova apreciação do assunto pelos clubes” (confira a nota completa ao final da reportagem).

No despacho desta quarta-feira, favorável ao Flamengo, o presidente Otávio Noronha ressaltou que a liberação é apenas para a carga máxima estabelecida pelos municípios e se forem cumpridas todas as exigências das autoridades locais. Esta decisão ocorreu após o Mengão ter entrado com pedido na corte pedindo autorização para que as partidas da Série A tivessem presença de público.

Nesta quarta, o Governo de São Paulo anunciou o retorno de público aos estádios paulistas a partir de 1º de novembro. Até esta data, eventos deste tipo estão proibidos em todo o território estadual. No dia 11 de julho, a Conmebol autorizou a volta de público nos estádios nas partidas da Libertadores e Copa Sul-americana, a depender da legislação local onde os jogos serão realizados.

Em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, o acesso de público aos estádios de futebol já foi autorizado. No dia 21 de julho, o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, recebeu 5.518 torcedores pagantes que acompanharam Flamengo x Defensa y Justicia (ARG), jogo válido pelas oitavas-de-final da Libertadores da América.

Na última quarta-feira (28), o Atlético MG anunciou que a Prefeitura de Belo Horizonte permitiu a liberação de 30% da capacidade total de público do estádio do Mineirão para a o jogo Atlético MG x Olimpia (PAR). Este duelo ocorrerá no próximo dia, na volta das quartas-de-final da Libertadores.

Leia também:

+Néstor Pitana será o árbitro do jogo de ida entre São Paulo x Palmeiras pela Libertadores

Nota da CBF

“O pedido do C.R. Flamengo e a decisão proferida contrariam deliberação tomada pelos Clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A, ocorrida em 24 de março de 2021 que, dentre outras questões, vedou a presença de público nos estádios até nova apreciação do assunto pelos Clubes. Tal vedação é objeto de Diretriz Técnica que integra expressamente o Regulamento Especifico da Competição.

Resolveram os Clubes, também, que nova apreciação da matéria somente ocorreria com a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição.

Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo