Eliminatórias Copa do Mundo

Southgate condena racismo contra jogadores ingleses após duelo diante da Hungria nas Eliminatórias

Southgate condena atos racistas contra jogadores no duelo da Inglaterra diante da Hungria
Mike Egerton via Imago Images

Na partida válida pela quarta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo, a Inglaterra bateu a Hungria por 4 a 0, em Budapeste. Apesar da festa inglesa dentro dos gramados, a partida ficou marcada pelo vexame da torcida húngara que proferiu diversas ofensas racistas contra os jogadores ingleses, Raheem Sterling e Jude Bellingham.

Em entrevista coletiva, o técnico da Seleção Inglesa, Gareth Southgate pediu à Fifa, uma ação forte após os ataques contra os jogadores ingleses e reiterou a posição da equipe sobre o racismo.

-Não há mais nada que esse grupo de jogadores ou equipe possa fazer na luta contra o racismo. Outras pessoas precisam tomar as medidas certas para tentar progredir. – disse o técnico da Inglaterra. 

– Nossos jogadores não podem fazer nada mais do que fizeram nos últimos dois ou três anos para tentar passar as mensagens certas, tomar as posições certas e cabe a outras pessoas protegê-los. Cabe a mim protegê-los no geral, mas às autoridades também.

Antes da partida, os jogadores ingleses se ajoelharam no gramado em um gesto antirracista e foram vaiados na Arena Puskas. Além disso, câmeras de televisão detectaram pelo menos um torcedor fazendo gestos racistas e Southgate, que disse que as pessoas que abusam de seus jogadores são dinossauros, insistiu que cabe às autoridades ser duro com a Hungria.

 – Embora algumas pessoas estejam presas em seu modo de pensar e preconceitos, eles serão os dinossauros no final. O mundo está mudando. A Hungria não é tão diversa quanto nossa população. Demoramos muito para chegar aonde precisamos. Continuaremos tentando dar o exemplo certo para os jovens em nosso país. – continuou, Gareth Southgate.

Além do técnico inglês, a Associação de Futebol solicitou à Fifa que inicie uma investigação e puna os responsáveis.

– É extremamente decepcionante ouvir relatos de ações discriminatórias contra alguns de nossos jogadores da Inglaterra.  Pediremos à Fifa que investigue o assunto. Continuamos a apoiar os jogadores e funcionários em nossa determinação coletiva de destacar e combater a discriminação em todas as suas formas.- disse a FA.

Durante a disputa da Eurocopa, deste ano, os torcedores húngaros foram vetados dos estádios pela Uefa por atos racistas em algumas partidas. Mas como jogo das eliminatórias da Copa estava sob jurisdição da Fifa, 60.000 torcedores foram autorizada a entrar no estádio. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo