Futebol Internacional

VAR é acionado após o apito final e assinala pênalti para o Manchester United, que conquista a primeira vitória na Premier League

Divulgação/Premier League

A Premier League protagonizou um episódio inédito na História do futebol. O VAR chamou o árbitro de campo Chris Kavanagh após o fim da partida para checar um possível pênalti no último lance do jogo. O juiz foi ao monitor e assinalou o toque de mão de Maupay dentro da área. Devido a essa intervenção, o Manchester United venceu o Brighton no Estádio Amex por 3 a 2. Os gols foram marcados por Dunk (contra), Rashford e Bruno Fernandes. Maupay e March descontaram.

VAR acionado três vezes

(Foto: Divulgação/Premier League)

O árbitro de vídeo precisou ser acionado três vezes no jogo. A mais impactante foi a última, quando Simon Hooper chamou o juiz de campo após o apito final. O protocolo foi seguido corretamente, já que os jogadores ainda estavam no gramado. Além desse lance, o VAR sugeriu a revisão da marcação de pênalti de Pogba em Connolly. Kavanagh voltou atrás e cancelou a falta e o cartão amarelo dado ao meia francês. Em seguida, Rashford recebeu passe dentro da área e estufou as redes. A assistente não levantou a bandeira, mas o VAR, mais uma vez, corrigiu com agilidade.

Primeiro tempo

O time da casa dominou as ações da primeira etapa. Apesar do equilíbrio na posse de bola e no número de passes, o Brighton criou mais chances que os Red Devils, principalmente com Trossard. Nos primeiros trinta minutos, De Gea viu sua trave ser acertada em três ocasiões, sendo duas delas pelo atacante belga.

Mesmo com o domínio da equipe do litoral, o primeiro tempo terminou com um gol para cada lado. Maupay abriu o placar aos quarenta minutos, após vencer o goleiro na cobrança do pênalti com uma cavadinha. Três minutos depois, Bruno Fernandes cobrou uma falta na segunda trave. Matić escorou para dentro da pequena área, e Lewis Dunk, na dividida com o Maguire, empurrou para o próprio gol.

(Foto: Divulgação/Premier League)

O Manchester United teve um gol anulado ainda na etapa inicial. Após boa jogada do trio de ataque, Martial deu um passe em profundidade para Rashford, que rolou para Greenwood dominar e estufar as redes. O camisa 10, contudo, estava à frente dos zagueiros antes de dar a assistência.

Segundo tempo

Os visitantes melhoraram no segundo tempo, mas o Brighton continuou criando mais chances de gol. A virada do United veio aos dez minutos com um golaço de Rashford. Ele recebeu, ainda no campo de defesa, um lançamento de Bruno Fernandes, avançou pela esquerda, driblou duas vezes o zagueiro White e uma vez seu companheiro Dunk, e finalizou para o gol.

(Foto: Divulgação/ManUtd)

Aos cinquenta minutos, Solly March recebeu levantamento do iraniano Jahanbakhsh e igualou o placar. O ala esquerdo já havia recebido chances claras de gol da mesma forma durante a partida, mas não foram bem executadas. A última, porém, entrou no gol.

No entanto, no último lance da partida, Maguire cabeceou para o gol uma bola cruzada de escanteio. Maupay, entretanto, esticou o braço além do necessário. Após a terceira consulta ao árbitro de vídeo, o pênalti foi marcado. Bruno Fernandes cobrou com muita categoria no ângulo, para assegurar os primeiros três pontos do United nessa Premier League.

A trave salvadora

(Foto: Divulgação/Premier League)

Uma das principais causas dessa vitória para a equipe comandado por Solskjær foram as traves. Ao todo, cinco finalizações do time de Graham Potter acertaram o poste. Somente Trossard foi impedido de marcar três vezes dessa forma.

A defesa dos Red Devils mostrou novamente sinais de ineficiência. Permitiu dezoito chutes ao gol de De Gea, que foi bastante exigido. O técnico precisou colocar mais um zagueiro em campo para buscar uma solução, mas nem assim funcionou. Solly March, autor do segundo gol, já havia tido duas chances claras de gol no mesmo lugar em que cabeceou para as redes nos acréscimos.

Próximos confrontos

As equipes se enfrentarão novamente na próxima quarta (dia 30), no mesmo estádio, pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. O próximo duelo do Manchester United pela Premier League será no domingo (dia 4) contra o Tottenham, em Old Trafford. O Brighton visitará o Everton no sábado (dia 3).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo