Grêmio

111 anos do primeiro Gre-Nal: A história da maior goleada gremista

Gre-Nal 407. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Por Eniéderson Miranda e Esther Fischborn

Em um domingo de inverno de 1909, era disputado o primeiro Gre-Nal da história. Ainda, entretanto, sem ser conhecido oficialmente como Gre-Nal. No dia 18 de julho, às 15h10, os dois clubes entraram em campo no Estádio da Baixada, que foi a casa do tricolor de 1904 até 1957, com o público de duas mil pessoas.

O PRÉ-CLÁSSICO

Os representantes dos dois clubes se reuniram em 21 de junho de 1909, na sede da Sociedade Leopoldina Portoalegrense, para tratarem do primeiro embate entre as duas equipes.

 Os dirigentes colorados, que tinham fundado o Internacional em abril, convidaram o Grêmio para ser seu primeiro adversário.

Inicialmente, o jogo seria realizado em 27 de junho, mas devido devido a outro compromisso, uma partida contra o Fuss-Ball, que tinha sido marcado anteriormente, o Tricolor Gaúcho propôs um acordo. 

O presidente do Grêmio na época, major Augusto Koch, sugeriu jogar o primeiro Gre-Nal com o time reserva.

Mas a oferta foi recusada pelos dirigentes do Internacional, que exigiram que seu adversário jogasse com os titulares. O lado gremista concordou. Porém, devido a agenda do clube que já tinha jogos programados, sugeriu que o jogo fosse disputado no mês seguinte.

Foto: Divulgação/Grêmio

OS PRIMEIROS UNIFORMES

O uniforme do Grêmio era bem diferente do atual. O azul preto e branco já era utilizado, mas de uma forma distinta. O Tricolor Gaúcho foi a campo usando uma camisa dividida verticalmente em metade azul e metade branca e calções pretos.

Com o Internacional a mesma coisa aconteceu. As cores eram bem definidas, mas utilizadas de forma diferente. Vestia uma camisa listrada verticalmente em vermelho e branco, junto de calções brancos.

A CONSTRUÇÃO DA GOLEADA

O primeiro gol em do Gre-Nal foi marcado por Edgar Booth, que aos 10 minutos de jogo entrou para a história dos clássicos. Mas seria só o primeiro do jogaodor, que ainda marcou mais quatro gols.

Júlio Grünewald marcou mais quatro e Moreira anotaria mais um gol para o tricolor. Assim totalizando o placar de 10 a 0 para o Grêmio, a maior goleada até hoje da história dos Grenais.

AS ESCALAÇÕES

O Internacional entrou em campo com a seguinte escalação, no esquema 2-3-5:

Poppe II; Portela, Simone; Vinholes, Pires, Wetternich; Pope I, Horácio, Cesar, Mendonça e Carvalho.

O Grêmio jogou no mesmo esquema, mas fez história com a seguinte escalação:

Kallfelz; Deppermann, Becker; Carls, Black, Mostardeiro I; Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schroeder.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo