Geral

2022: A reviravolta do Corinthians de Sylvinho

2022: A reviravolta do Corinthians de Sylvinho
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Desde a temporada 2019, o Corinthians deixou de estar no topo de pelo menos uma competição por ano, algo que a Fiel havia ficado desacostumada. Na época, o Alvinegro conquistou o tricampeonato Paulista sob o comando de Fábio Carille

Afinal, após o rebaixamento em 2007, o Timão engatou uma sequência positiva de conquistas, sendo o ápice, as taças da Libertadores e do Mundial em 2012. Depois do título estadual no final da última década, o Corinthians viu suas dívidas explodirem na gestão de Andrés Sanchez. Sem contar os valores em aberto referentes a Neo Química Arena, que no somatório atingiram R$ 1 bilhão. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook 

Com isso, ao final de 2021, o clube terminou a sua segunda temporada sem levantar um troféu. Além dos problemas financeiros, a gestão passada acabou investindo em contratações que não deram o retorno esperado, e ainda, causaram processos judicias contra a equipe. 

Porém, as coisas começaram a mudar quando Duílio Monteiro Alves foi eleito o novo presidente do Corinthians. Sendo da mesma chapa que Andrés, o dirigente adotou uma postura diferente do seu antecessor.  

No primeiro momento, focou em diminuir a folha salarial e junto de consultorias, abaixar os débitos a curto prazo. Contudo, o elenco continuou com pouca qualidade técnica, que resultou em eliminações vexatórias. Enquanto isso, o maior rival conquistava títulos importantes, como a Libertadores

Essa estratégia adotada por Duílio passou a dar resultados a partir do segundo semestre do ano, com os prejuízos diminuindo mesmo que em uma porcentagem menor. Logo, o Corinthians foi ao mercado buscando contratações pontuais, a ideia era trazer nomes que estivessem sem clubes ou que conseguissem a rescisão contratual. 

Foi por meio desses modelos que chegaram: GiulianoRóger Guedes, Renato Augusto, Willian e Paulinho. Esse último sendo anunciado há poucos dias. Com a chegada dos reforços, o inexperiente Sylvinho, contratado antes do começo do Brasileirão, passou a ter opções melhores no seu plantel, e conseguiu melhorar o desempenho coletivo da equipe em campo.  

Por isso, o Corinthians encerrou o 2º turno da competição de maneira invicta na Arena. Mas, quando atuava fora dos seus domínios, o time sentia enorme dificuldade, o que ocasionou em nenhuma vitória no returno como visitante. Essa oscilação da equipe foi um dos pontos que causaram mais críticas ao trabalho do treinador, que mesmo assim, foi bancado pela diretoria para 2022.  

Com pré-temporada, o elenco pode ficar encorpado e sincronizado ainda mais. Além disso, Sylvinho vai poder ser avaliado de maneira completa. Afinal, não existem mais motivos como falta de elenco, jogadores de alto nível e tempo de trabalho. 

Os cartolas do Timão seguem ligados no mercado de transferências e o alvo principal é o uruguaio Cavani, do Manchester United. Outras opções são Diego Costa, do Atlético-MGLuís Suarez, do Atlético de Madrid

Um ponto relevante a ser comentado é que tirando Róger Guedes, todos os reforços possuem mais de 30 anos. Ou seja, por já possuírem idade avançada dificilmente vão estar em todas as partidas. Assim, é necessário que a comissão técnica de Sylvinho tenha atenção nisso, para não forçar demais o físico dos atletas. 

Ao que tudo indica, a chegada desse novo centroavante titular será a “cereja do bolo” na montagem do elenco para 2022. Tendo jogadores de alto nível, com apoio da Fiel e o aprimoramento tático de Sylvinho, o Corinthians tem tudo para ter uma próxima temporada assim como nos “velhos tempos”, com títulos. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo