Realizado no dia 4 de dezembro de 2011, o famoso 6 a 1 está prestes a completar dez anos. Considerado um dos maiores jogos da história do Cruzeiro, o clássico contra o Atlético-MG que garantiu a permanência da Raposa na Série A daquele ano segue vivo na memória dos cruzeirenses.
Palco da goleada, a Arena do Jacaré tem sediado jogos do time celeste na Série B 2021. No último sábado (4), o Cruzeiro venceu a Preta por 1 a 0 no estádio, jogando diante de mais de quatro mil torcedores. Em entrevista pós-jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo relembrou o goleada:
– Vai ser uma conversa que vou ter com o presidente. Eles liberaram o Mineirão agora para a gente poder jogar lá. E, de repente, aqui (Arena do Jacaré) pode ser a nossa casa ao invés de ser o Mineirão, pode ser nossa casa aqui, porque o 6 a 1 contra o Atlético-MG que o Cruzeiro não caiu foi aqui. Então, de repente, eles vão liberar, e a gente não precisa ir para lá se melhorar o gramado aqui. Uma decisão que tem que existir para as pessoas entenderem que nós não somos idiotas. Então tem que ser uma coisa bem pensada.
Leia também: Luxemburgo fala sobre possível acesso do Cruzeiro: ‘Temos que acreditar’
A história da goleada
O 6 a 1 ocorreu em uma partida válida pela 38ª rodada do Brasileirão 2011. Precisando desesperadamente vencer para depender apenas de si para permanecer na primeira divisão, o Cruzeiro tinha pela frente o seu maior rival, Atlético. Com o Mineirão em obras, o clássico ocorreu na Arena do Jacaré com torcida única celeste. Ao todo, 18.500 torcedores tiveram presentes no estádio para ver o confronto.
Roger (8′), Leandro Guerreiro (28′), Anselmo Ramon (33′) e Fabrício (45′) marcaram para o Cruzeiro na primeira etapa. Depois do intervalo, a Raposa ainda ampliaria o resultado com Wellington Paulista (11′) e Everton (45′). Réver marcou o gol de honra do Atlético aos 15′ do segundo tempo. Até hoje o 6 a 1 segue sendo a maior goleada do Cruzeiro na história do clássico mineiro.
Os elencos de Cruzeiro e Atlético no confronto
Do atual elenco do Cruzeiro, apenas Fábio estava presente no time em 2011. Apesar de ser titular do Cruzeiro desde 2005, o goleiro estava suspenso para a partida e não participou do 6 a 1. Já do lado atleticano, entre idas e vindas o zagueiro Réver e o treinador Cuca, que estiveram na goleada, seguem no clube.
Confira os times de Raposa e Galo naquele clássico:
– Cruzeiro: Rafael, Léo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro, Charles (Farías) e Roger (Ortigoza), Anselmo Ramon (Everton) e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini.
– Atlético: Renan Ribeiro; Serginho (Magno Alves), Leonardo Silva (Werley), Réver e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Carlos César e Daniel Carvalho; Bernard e André. Técnico: Cuca.
Reprise do 6 a 1 em 2020
Devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, o futebol parou durante alguns meses em 2020. No Brasil, durante a pausa do Brasileirão, diversos jogos históricos ganharam reprises na televisão. Em abril do ano passado, o 6 a 1 foi novamente transmitido pelo canal SporTV. Nas redes sociais, jogadores do Cruzeiro como Fábio e Marco Antônio fizeram publicações relembrando o confronto.