For realizado na tarde desta terça-feira (2), o sorteio que definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2021. Maior campeão da história da competição, com seis títulos, o Cruzeiro teve seu adversário definido e enfrentará o São Raimundo (RR), que disputa a Série D do Brasileirão, fora de casa.
Nesta primeira fase, o confronto acontece em jogo único, com o mando de campo da equipe pior colocada no ranking da CBF. Por isso o primeiro jogo do Cruzeiro acontece longe de Belo Horizonte. Mas, apesar da desvantagem de jogar fora de casa, os times melhores ranqueados tem a vantagem de se classificar com um empate, sem a necessidade de disputa de pênalti.
O Cruzeiro foi colocado no Pote A desta primeira fase, juntamente com América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Goiás, Sport e Vasco. Esses times poderiam enfrentar somente aquele presentes no Pote E, que contou com: Boavista, Caldense, Campinense, Caxias, Salgueiro, Galvez, Juazeirense, Moto Club, São Raimundo-RR e Treze-PB. Oitenta clubes foram divididos entre oito potes, totalizando quarenta confrontos nesta primeira fase.
A Raposa venceu a competição nos anos de 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Se passar da primeira fase, o Cruzeiro pega Real Brasília (DF) ou América (RN) na segunda fase.
São Raimundo: um velho conhecido
Adversário de estreia na Copa do Brasil, o São Raimundo (RR) pode ser considerado um velho conhecido do Cruzeiro, visto que as equipes se enfrentaram no ano passado, também pela primeira fase da Copa do Brasil. E o time nortista não vendeu a classificação celeste de forma fácil.
A partida, disputada em em Boa Vista, capital de Roraima, terminou em 2 a 2, com o Cruzeiro se classificando por ter a vantagem do empate. Na ocasião, a Raposa saiu atrás no placar, virou com gols de Edu, que ainda seria expulso, e Alexandre Jesus. Apesar de passar a frente, o time celeste ainda levou o empate e teve que aguentar a pressão do São Raimundo até o fim da partida.
Da equipe que enfrentou o São Raimundo em 2020, só três jogadores seguem no Cruzeiro: Fabio, Léo e Adriano, com o segundo deles estando machucado. Naquele jogo o time celeste entrou em campo assim:
Fábio; Edílson, Cacá, Leo e João Lucas; Edu e Adriano; Alexandre Jesus, Maurício (Arthur) e Jhonata Robert (Judivan, depois Pedro Bicalho); Roberson. O técnico era Adilson Batista.
Em 2021
Apesar de já estarmos em março, o São Raimundo disputou apenas uma partida na temporada, quando foi derrotado por 4 a 3 para o Galvez (AC), pela Copa Verde, no dia 20 de janeiro. Na ocasião, a equipe de Roraima chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas levou a virada, sofrendo quatro gols no segundo tempo.
Mudanças no regulamento
Em 2021, os oito times que disputam a Taça Libertadores da América, o nono colocado do Brasileirão e os campeões da Série B, Taça Verde e Copa do Nordeste entrarão já na terceira fase da Copa do Brasil. Anteriormente, essas equipes começavam sua jornada na competição durante as oitavas de final.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.