Nesta semana, a Sports Value, empresa especialista em marketing no segmento esportivo divulgou um estudo onde compara os balanços financeiros dos principais clubes do Brasil em 2020.
No documento, foi divulgado o quanto cada clube brasileiro arrecadou com patrocinadores. O São Paulo, que atualmente está sem patrocínio master, ficou na 11ª colocação em relação ao período. Na época, o clube tinha mais parceiros que hoje, incluindo o master Banco Inter.
No entanto, com o final do contrato com a instituição bancária, o São Paulo não quis renovar pelo fato do antigo parceiro ter oferecido um valor ainda menor. Até abril de 2020, o São Paulo recebia do banco cerca de R$1,5 milhões mensais, mas ao renovar com o patrocinador em meio a crise econômica causada pelo Covid-19, o valor foi reduzido para cerca de R$ 1 milhão e a marca retirada das costas da camisa. O vínculo foi firmado até o final do ano e novamente renovado até fevereiro de 2021, quando acabou a temporada. Os valores eram considerados baixos pela diretoria do clube.
Desde então, a nova equipe comandada por Eduardo Toni – novo diretor de marketing – está a procura de novos parceiros. Segundo ele em entrevistas, a nova estratégia do clube é tentar uma maior valorização dos principais espaços da camisa, evitar o chamado “macacão de Fórmula 1”, com muitas marcas e focar em parcerias que “agreguem valor”. Ainda assim, nenhum negócio foi concretizado.
Confira a lista completa:
- Palmeiras 115 milhões de reais
- Flamengo 95
- Corinthians 71
- Cruzeiro 33
- Grêmio 33
- Internacional 32
- Santos 24
- Atlético-MG 21
- Bahia 18
- Vasco da Gama 17
- São Paulo 16
- Athletico-PR 14
- Fluminense 10
- Ceará 8
- Fortaleza 7
- Botafogo 6
- Coritiba 6
- Goiás 4
- Atlético-GO 4
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!