Neste domingo (16), o São Paulo enfrenta o Mirassol, às 20h30, no Morumbi, em busca da sua sexta final de Paulistão no século 21. O fato é que, das cinco decisões disputadas anteriormente, o Tricolor venceu apenas duas e corre contra um tabu de 16 anos sem conquistar o estadual.
Após ficar treze anos fora das finais do Campeonato Paulista, o São Paulo voltou a uma decisão em 2019, quando encarou o Corinthians. A final, porém, não acabou bem para o Tricolor, que foi derrotado na decisão em dois jogos.
Antes de 2019, a última final de Paulistão disputada pelo Tricolor havia sido em 2006, quando também foi vice-campeão, desta vez perdendo para o Santos.
CINCO FINAIS NO SÉCULO 21
Antes de 2019 e 2006, o São Paulo havia chegado em outras três finais no século 21: em 2000, quando foi campeão em cima do Santos; em 2003, quando foi derrotado para o rival Corinthians; e em 2005, quando deu o troco no alvinegro da capital e venceu o estadual pela última vez.
As cinco finais, no entanto, representam um número baixo, ainda mais por ter ficado 13 anos fora, de 2006 a 2019. Em comparação com os rivais, o São Paulo é o terceiro no ranking de finais disputadas no século, ficando à frente apenas do Palmeiras:
RANKING DE FINAIS DISPUTADAS
- Santos – 11 finais (7 títulos)
- Corinthians – 10 finais (7 títulos)
- São Paulo – 5 finais (2 títulos)
- Palmeiras 4 finais (2 títulos)
Em 2002, o Ituano é considerado o campeão do Paulistão, no entanto, os quatro grandes não participaram da competição, por estarem disputando o Rio-São Paulo. Posteriormente foi feito o Super Paulistão, quando o São Paulo superou a equipe de Itu.
PAULISTÃO É COPA DO MUNDO PARA O SÃO PAULO
O São Paulo e sua diretoria tratam o Campeonato Paulista de 2021 como a prioridade para o início da temporada. O técnico Hernán Crespo chegou a poupar os titulares na Libertadores para priorizar o estadual. O diretor de futebol do Tricolor, Carlos Belmonte, chegou a dizer que o Paulistão era uma espécie de ‘Copa do Mundo‘ para o clube.
O planejamento deu certo e, mesmo com o empate dos reservas diante do Rentistas pela Liberta, os titulares superaram a Ferroviária por 4 a 2 pelo Paulistão, chegando com moral à semifinal.
Contra o Mirassol, neste domingo, o São Paulo comandado por Crespo irá com força máxima, buscando chegar a sua sexta final e quebrar o tabu de 13 anos sem conquistar o Paulistão. Vale lembrar que Dani Alves, Luciano e Eder ainda se recuperam de lesão e não devem atuar na semifinal.
PROVÁVEL SÃO PAULO: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Benítez e Reinaldo; Gabriel Sara e Pablo.
Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook