Após outro revés, o São Paulo terminou a rodada com um desempenho inferior comparado aos anos em que brigou para não cair no Campeonato Brasileiro; Confira os números.
Com a derrota para o Flamengo, o Tricolor Paulista terminou a rodada na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. A goleada sofrida fez a equipe amargurar a sexta derrota no Brasileirão, duas a menos do que sofreu durante todo o campeonato passado, oito no total.
Com o desempenho geral de duas vitórias, cinco empates e seis derrotas, o clube soma apenas onze pontos e um aproveitamento de 28,2%. Se comparado aos anos de 2013 e 2017, temporadas que o São Paulo brigou para não cair, o desempenho atual é inferior ao final da 13ª rodada.
A atual posição é a mesma dos anos de 2013 e 2017, no entanto, a equipe de Crespo tem pior pontuação e aproveitamento.
DESEMPENHO DO SÃO PAULO AO FINAL DA 13ª RODADA
2013 – 17º lugar – 12 pontos (três vitórias, três empates e sete derrotas) – 30,7% de aproveitamento
2017 – 17º lugar – 12 pontos (três vitórias, três empates e sete derrotas) – 30,7% de aproveitamento
2021 – 17º lugar – 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e seis derrotas) – 28,2% de aproveitamento
Nas duas recuperações anteriores dois personagens e ídolos retornaram ao clube para evitar o rebaixamento: Muricy Ramalho e Hernanes.
Em 2013, a equipe terminou o Brasileirão na nona colocação, em remontada após o retorno de Muricy ao comando do clube. Já em 2017, foi a vez do Profeta retornar ao Tricolor e ajudar na campanha que tirou a equipe da degola e terminou na 13ª posição.
Na atual temporada, o São Paulo ainda não engrenou depois da conquista do Paulistão e sofre com atuações irregulares. Apesar disso, a equipe ainda se mantém viva na Libertadores, onde chegou até as quartas-de-final após cinco anos, e também na Copa do Brasil, quando encara o Vasco da Gama nas oitavas.
+ Hernanes se despede oficialmente do São Paulo
+ Após goleada, Crespo diz: ‘resultado não retrata o que realmente foi a partida do São Paulo’