A Ferrari terá, em metade das corridas da próxima temporada da Fórmula 1, Mick Schumacher como piloto reserva da equipe. O filho do heptacampeão Michael Schumacher será a opção da escuderia em circuitos que tiverem datas conflitantes com as corridas de Antonio Giovinazzi na Fórmula E.
Giovinazzi saiu do grid da Fórmula 1 após ser substituído por Guanyu Zhou na Alfa Romeo e não obteve outra vaga no grid. O italiano pilotará pela Dragon Penske, equipe de Sergio Sette Câmara, na sua estreia na categoria de elétricos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Com isso, a opção da Ferrari foi por outro piloto de sua academia e atual titular na equipe da Haas, o número 47 do grid Mick Schumacher. O chefe de equipe dos italianos, Mattia Binotto explicou que Giovinazzi ficará fora por várias etapas, e Schumacher deve ser o reserva imediato em 11 das 23 corridas:
— Antonio Giovinazzi não vai pilotar na Fórmula 1 no próximo ano, mas ficará como nosso piloto reserva. Ele será o reserva em 12 corridas, que serão compatíveis com o calendário da Fórmula E, para onde ele decidiu ir, algo que ficamos felizes porque isso vai mantê-lo treinado de certa forma.
Nos testes de pós-temporada, realizados em Abu Dhabi nos dias 14 e 15 de dezembro, Mick Schumacher fez os treinos pela sua equipe, a Haas. A Ferrari optou por Robert Shwartzman, o vice-campeão da Fórmula 2 e membro da Academia de Pilotos da Ferrari.
+ Ferrari anuncia retorno de Santander como parceira premium a partir de 2022
Binotto depois de anunciar a escolha de colocar Mick na reserva da equipe explicou que o jovem piloto já tem uma temporada na Fórmula 1 e provou bastante mesmo no pior carro do grid:
— Agora ele já tem uma temporada na F1, o que é importante pois penso que Mick foi bem durante a temporada, melhorou, não só na consistência mas também na velocidade. Se eu olho nas últimas corridas ele estava muito mais próximo dos carros a frente enquanto a Haas não ajudou a desenvolver o carro, então o fato dele [Mick] estar mais perto provou que ele teve uma melhora na sua própria velocidade.
Se for necessário a utilização de Mick Schumacher como piloto titular na Ferrari (seja para suprir Charles Leclerc ou Carlos Sainz), a Haas deverá utilizar o brasileiro Pietro Fittipaldi, reserva da Haas com contrato renovado para 2022. Pietro competiu nas duas últimas etapas da temporada de 2020, substituindo Romain Grosjean após seu grave acidente no Bahrein.
A pré-temporada da Fórmula 1 de 2022 começa no dia 23 de fevereiro, com os primeiros dias de testes sendo em Portugal. A segunda fase de treinos será no Bahrein de 10 a 12 de março, antes da estreia da F1 no mesmo circuito com os treinos livres no dia 18 de março.