Estreante na próxima temporada da Fórmula 1, Guanyu Zhou revelou ao público que correrá no seu primeiro ano da categoria com o número 24 em seu carro. O motivo é especial para o piloto chinês: o novato vai homenagear a lenda Kobe Bryant do Los Angeles Lakers, a estrela do basquetebol morreu em um acidente de helicóptero na Califórnia no começo de 2020, Zhou tinha Kobe como ídolo.
– Kobe Bryant foi uma grande inspiração para mim quando eu estava mais interessado em basquete do que em automobilismo. Além disso, 24 é quatro vezes seis, e seis é um número de sorte no meu país – revelou o piloto de 22 anos.
Zhou esse ano disputou a Fórmula 2 e por grande parte da temporada esteve batalhando pelo título com o rival Oscar Piastri, porém na reta final do ano o chinês perdeu um pouco do gás e viu o australiano se sagrar campeão da categoria. Durante toda essa última temporada Zhou correu com um capacete amarelo e roxo, cores do Los Angeles Lakers, time em que Kobe fez história na NBA.
+ Lewis Hamilton está com futuro incerto na Fórmula 1, segundo imprensa
O piloto terminou o ano na terceira colocação da F2, com quatro vitórias e cinco pódios. No final do ano passado, ele foi anunciado como novo reforço da Alfa Romeo para a temporada de 2022 da Fórmula 1, substituindo Antonio Giovinazzi.
Maior mercado estrangeiro da NBA
O país de Guanyu Zhou hoje é o maior mercado estrangeiro da NBA, atrás do país asiático está o Brasil como o segundo país que mais consome o esporte.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O esporte ficou muito famoso por causa da influência de Yao Ming, astro do Houston Rockets; antes da sua chegada na liga americana, 37 milhões de chineses eram fãs de basquete. Depois da chegada do ex-pivô, o número explodiu para mais de 300 milhões fãs.
Yao Ming, que ainda disputou as Olimpíadas de Sydney em 2000, Atenas em 2004 e Pequim, em 2008, foi draftado pelos Rockets em 2002 e eleito novato do ano na temporada. Ele se aposentou em 2011.
Depois da passagem meteórica do pivô a China teve outros cinco representantes na NBA, incluindo Wang Zhizhi, o primeiro chinês na liga em 2000, e o último, Zhou Qi, pivô que se retirou dos Estados Unidos em 2019.
A relação de ídolo com o camisa 24 do Lakers veio também por causa da mentalidade praticada pelo ex-atleta.
– O que mais me impressionava era sua ética de trabalho. Embora ele fosse considerado o melhor jogador de seu tempo pelo talento, ele trabalhava incansavelmente. Às quatro da manhã, começava a treinar, levava os filhos para a escola e continuava se exercitando.
Para a temporada que está prestes a começar Zhou será o único novato na Fórmula 1. Seu companheiro esse ano será o ex-Mercedes Valtteri Bottas, o finlandês substituirá o lendário Kimi Raikonnen que se aposentou na última temporada.
A temporada 2022 da categoria inicia em 20 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein. Antes, os pilotos conhecerão o novo carro da Fórmula 1 nos testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona, na Catalunha, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.