Uma das coisas que mais se fala no Santos desde o início do ano é sobre a necessidade do clube em utilizar jogadores da base nesta temporada. Com problemas financeiros e proibido pela FIFA de contratar reforços, o Peixe vive um ano oposto a 2019 no que se refere a transferências de atletas, mas a vitória sobre o Athletico-PR, por 3 a 1, deu uma esperança aos torcedores.
Na partida do último domingo, o técnico Cuca se viu obrigado a utilizar dois Meninos da Vila que ainda não tinham atuado nesta temporada. Por conta de um choque entre o zagueiro Lucas Veríssimo e o goleiro Vladimir, Alex e João Paulo foram chamados pelo treinador.
Curiosamente, esta foi apenas a segunda partida de cada de João Paulo e foi a estreia de Alex como profissional do Santos. Mesmo em uma situação adversa, e com a pressão pela qual o clube passa, ambos fizeram uma boa partida e contribuíram para a primeira vitória do Peixe desde março.
Em entrevista coletiva virtual após a partida, Cuca elogiou os garotos e os parabenizou pelo trabalho. Além disso, o treinador ainda ressaltou a participação de todos os jovens atletas que têm sido utilizados e têm dado conta do recado.
“Entraram em uma fogueira enorme, jovens, não têm ainda experiência de Série A e se saíram bem. Ele é canhoto, jogou pelo lado direito, tirou bolas aéreas. Pessoal tem trabalhado bem, vamos precisar deles. Hoje foi a vez do Alex, no último jogo foi o Ivonei, o Tailson, Kaio Jorge… Meninada está jogando”, disse o treinador.
Na última semana, inclusive, Cuca já se disse disposto a focar nos jovens da base, e garantiu estar preparado para promovê-los.
Bons nomes
Este panorama de muitos jogadores jovens em campo é algo que deve virar ainda mais corriqueiro no Santos. Isso porque, além da necessidade do clube em contar com esses atletas, o Peixe ainda tem jovens bastante promissores no elenco.
Desde zagueiro, como é o caso do já mencionado Alex, passando por volantes e meias armadores, como Ivonei, Anderson Ceará e Lucas Lourenço, e chegando no artilheiro Marcos Leonardo, o Santos tem boas soluções caseiras à disposição de Cuca.
Equilíbrio
Apesar da pouca idade, os garotos precisarão passar pela fase de amadurecimento com um pouco mais de velocidade. Para isso, a união entre a molecada e os mais experientes pode ser o trunfo do Peixe para que os resultados positivos continuem aparecendo.
Por isso, nesta temporada, o time que revelou craques como Pelé, Neymar e Rodrygo, precisará revelar soluções eficientes para uma equipe que não pode contratar reforços.
Sem muito tempo para treinar, o Santos já se reapresenta nesta segunda-feira e trabalha até quarta no CT Rei Pelé. Em seguida, a delegação viaja ao Recife, onde enfrenta o Sport, na próxima quinta, às 19h15.
Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Pingback: Alex comemora estreia pelo Santos e revela conselhos de Cuca