Antes de estrear pela Pré-Libertadores, o Fluminense enfrenta o Volta Redonda logo mais, às 19h, no Estádio Luso-Brasileiro, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. O Tricolor é líder da competição com 18 pontos, mas vive um momento de questionamento no ataque.
O time do técnico Abel Braga em sete rodadas no estadual conseguiu seis vitórias. Mesmo conquistando os três pontos, a equipe vem sofrendo para balançar as redes. Dos seis triunfos, cinco foram por 1 a 0. Apenas no clássico contra o Botafogo a equipe das Laranjeiras marcou duas vezes. Em entrevista coletiva após o jogo contra o Nova Iguaçu na última quarta-feira (16), o comandante do Flu admitiu a necessidade de melhorar nesse quesito.
+De olho no confronto pela pré-Libertadores, qual será o time ideal do Fluminense?
– O 1 a 0 é muito complicado. Sofremos os 90 minutos. Temos que melhorar nesse aspecto. Quando você não cria oportunidade está bem, mas no jogo passado foi parecido. Tivemos chances de gol livre com o goleiro, hoje novamente. Esse tipo de oportunidade aparece uma ou duas vezes, não todas as criadas, mas essas mais claras. Quando aparece. Nesse tipo de situação temos que ter mais tranquilidade para matar o jogo. Não sei se é vontade demais, de querer fazer aquele gol para dar a tranquilidade. Não conseguimos. Nesse aspecto temos que melhorar porque vamos para um jogo de mata-mata.
Dentre os 12 times que disputam o título do Carioca, o Fluminense tem o quarto melhor ataque – ao lado do Volta Redonda – com sete tentos. A equipe que mais balançou as redes na competição é o Vasco, com 14. Por outro lado, o técnico Abel Braga não precisa se preocupar quando o assunto é defesa. Até o momento o Fluminense sofreu apenas dois gols – contra Bangu e Botafogo – se tornando o melhor sistema defensivo da competição.
Se juntarmos todos os 20 clubes que irão disputar a Série A desse ano, o Fluminense fica na frente apenas de Juventude e Avai no quesito gols. Segundo o levantamento feito pelo portal ‘ge’, o primeiro é o Cuiabá com 19 tentos em oito partidas. Confira a tabela:
O jogador André também se posicionou sobre as vitórias apertadas do Fluminense. Em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem no CT Carlos Castilho, o volante ressaltou que o importante é levar os três pontos para casa e que a equipe vem evoluindo jogo a jogo.
– Realmente estamos ganhando com placar mínimo, mas creio que nosso time está desempenhando um bom futebol. Nos últimos jogos conseguimos criar, está faltando mesmo a bola entrar (risos). Estamos em constante evolução, comparado ao primeiro jogo. Estamos jogando em um esquema novo para todo mundo e nos saindo muito bem, criando mais, falta a bola entrar. É questão de treinamento, com o passar dos jogos vamos passar a fazer mais gols, dois, três por partida. Mas o que conta mesmo é a vitória. Seja por 4 a 0 ou 1 a 0, são os mesmos três pontos.
Ao que tudo indica Abel deverá poupar os titulares no confronto contra o Volta Redonda. Após o término da partida no estadual, a delegação Tricolor deverá seguir para o aeroporto onde viaja com destino a Colômbia para enfrentar o Millonarios, pelo jogo de ida da Pré-Libertadores, no próximo dia 22.