Atlético-MG

Atlético-MG inicia planejamento para vender o Shopping Diamond Mall

Atlético-MG. Diamond Mall
Foto: Multiplan

O Atlético-MG realizou recentemente o Galo Business Day, onde foi divulgado algumas situações financeiras do clube e alguns projetos. Entre eles, está a venda do restante do Diamond Mall, shopping localizado no bairro de Lourdes. O clube ainda detêm 49,9% e começou a enviar para os conselheiros, um documento falando da importância da venda do imóvel.

O nome do documento, que começou a ser enviado nesta segunda-feira, dia 09 de maio, se chama “Por que vender o Diamond?”. A diretoria fala na urgência de realizar a venda do shopping devido a situação financeira do clube.

[…] a situação financeira do clube requer ação imediata. Os juros e encargos das dívidas do passado custam mais de 50M ao ano e a expectativa é de aumento devido a conjuntura econômica com a elevação das taxas de juros. Com isso, mesmo com resultado operacional positivo, os custos das dívidas passadas prejudicam o fluxo de caixa e o resultado financeiro do Galo.

+Falta pontaria! Atlético-MG é o time que mais finaliza no Brasileirão 2022

+Atlético-MG encaminha renovação contratual com Mariano

O Atlético-MG escreveu no documento algumas perguntas / duvidas que podem ser geradas sobre a venda do shopping. O clube tentou responder esses questionamentos expondo a situação financeira.

Principais pontos do documento

  • Como garantir a correta destinação dos recursos da venda do Shopping?

“Será estabelecido um processo rigoroso e transparente de monitoramento e prestação de contas da utilização dos recursos com acompanhamento periódico do Conselho Deliberativo. Desde o início do processo com a apresentação das propostas, até a implementação do plano e abatimento das dívidas.”

  • Como será o processo de venda?

“O plano de venda será elaborado pelo comitê e apresentado para conhecimento do Conselho. Somente após isso serão iniciadas as negociações e as propostas serão esclarecidas para o Conselho Deliberativo.”

  • Os recursos da venda serão utilizado para pagar os investimentos recentes feitos pelo órgão colegiado?

“Não. O dinheiro será destinado para a quitação das dívidas onerosas do passado que geram elevados encargos e são de curto prazo. Essas dívidas expõe o clube à riscos financeiros e esportivos e serão totalmente priorizadas.”

  • Qual o valor do Diamond Mall hoje?

“Os 49,9% estão registrados em R$350 milhões no ativo do clube. Mas é importante destacar que esse valor está sujeito a variações por conta de oscilações do mercado e também devido ao processo de valuation que será realizado para correta avaliação do ativo.”

  • Qual será a destinação do dinheiro e o impacto da venda na saúde financeira do Galo?

“A arrecadação com a venda será destinada integralmente ao abatimento imediato das dívidas mais onerosas, ou seja, aquelas que geram despesas financeiras elevadas ao clube e as obrigações que podem incorrer em sanções esportivas da FIFA. Além disso, o dinheiro em caixa possibilita o processo de renegociação com outros credores e possibilita novos ganhos financeiros.”

  • Como garantir a correta destinação dos recursos da venda do Shopping?

“Será estabelecido um processo rigoroso e transparente de monitoramento e prestação de contas da utilização dos recursos com acompanhamento periódico do Conselho Deliberativo. Desde o início do processo com a apresentação das propostas, até a implementação do plano e abatimento das dívidas.”

Com a possível venda do Diamond, o Atlético-MG poderia reduzir bastante sua divida, que hoje é de , aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo