Ceará

Galhardo, Vina e Mendoza: jogadores ‘rodados’ se encontram e vivem seus auges no Ceará

Fausto Filho/Ceará

Nos últimos anos, o Ceará vem se consolidando cada vez mais na elite do futebol brasileiro. Um dos fatores fundamentais para esse momento na história do clube tem sido a capacidade e a tradição criada de recuperar e extrair o melhor de alguns jogadores já com certa rodagem no futebol.

LEIA TAMBÉM:

Velho conhecido das torcidas de Corinthians e Bahia, o colombiano Stiven Mendoza vem sendo o pilar da reação do Ceará no Campeonato Brasileiro. Após seis gols nas suas últimas seis partidas, o atacante é vice-artilheiro da competição atrás apenas do argentino Calleri. Na Copa Sul-Americana, os números não são diferentes: Mendoza também ocupa a segunda colocação na artilharia tendo marcado cinco vezes em apenas cinco jogos disputados. A quantidade de gols pelo Vozão já supera a soma de suas duas passagens anteriores pelo Brasil, e essa não é a primeira vez que algo assim acontece.

Em 2019, o Ceará acertou a contratação de Thiago Galhardo, que estava sem clube após saída conturbada do Vasco da Gama. Já com passagens por Coritiba, Botafogo, Ponte Preta e diversos outros clubes de menor expressão, o meia-atacante nunca havia vivenciado uma fase artilheira. No entanto, tudo mudou ao chegar no alvinegro. Galhardo se encontrou e se redescobriu como centroavante, marcando 12 dos 36 gols da equipe na edição do Campeonato Brasileiro daquele ano, cruciais para a fuga do rebaixamento.

Após a saída de Thiago Galhardo para o Internacional no começo de 2020, o Ceará não demorou a encontrar um novo destaque. O meia Vinícius, mais conhecido como Vina, chegou ao Castelão após passagens sem tanto brilho por Athletico, Fluminense, Bahia, Atlético-MG entre outras equipes brasileiras, e rapidamente assumiu o protagonismo da equipe cearense. Foram 22 participações diretas em gols no Brasileiro daquele ano e mais 10 na edição seguinte.

Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo  no TwitterFacebook e Instagram.

Na temporada atual, Vina não vem alcançando o mesmo destaque das anteriores. O meia atuou em nove partidas do Brasileirão 2022 e ainda não balançou as redes. No entanto, conta com a boa fase de Mendoza, o mais novo jogador a encontrar no Ceará o melhor momento de sua carreira, para tentar ajudar o Vozão a manter sua série invicta.

A equipe volta a campo nesta quarta (15), às 19 horas, para enfrentar o Atlético-MG, no Castelão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo