Com campanhas distintas no Campeonato Catarinense, Chapecoense e Brusque começam a decidir a final do campeonato estadual na noite dessa quarta-feira (09), na Arena Condá, em Chapecó. A partida inicia às 21h30 e marca a primeira vez que os dois times decidem entre si uma final do Catarinense.
Os dois times chegam embalados pelo bom momento vivido no Campeonato Brasileiro. A Chape ocupa a vice-liderança na Série B, com 16 pontos. O Verdão possui um jogo a menos e está atrás apenas um ponto do líder Paraná. Já na Série C, o Brusque ocupa a primeira colocação do Grupo B, com 12 pontos.
RETROSPECTO POSITIVO PARA A CHAPE
O Verdão do Oeste e o Quadricolor se enfrentaram 26 vezes na história. A Chape saiu vitoriosa em 16 oportunidades, contra quatro do Marreco. Já as outras seis partidas finalizaram empatadas.
O último confronto entre as equipes ocorreu no início de fevereiro, pela primeira fase do Catarinense. Nessa ocasião o Marreco ganhou a partida por 1 a 0 na Arena Condá, em Chapecó. O gol foi marcado pelo atacante Thiago Alagoano.
INVICTO EM CASA NA SÉRIE B
Invicta e sem sofrer gols na Arena Condá, o fator casa tem sido fundamental para a Chapecoense na reta inicial da Série B. Além disso, o time comandado por Umberto Louzer chega embalado após vencer o Avaí por 1 a 0, na Arena Condá, no último domingo (6).
O setor defensivo da Chape tem sido fundamental para os resultados obtidos no estadual e na Série B, com destaque ao zagueiro Luiz Otávio. Diante do Avaí, no jogo de ida pelas quartas de final, o zagueiro foi responsável por um gol e uma assistência. Já na Série B, o jogador tem exercido papel importante em matar jogadas e levar perigo ao gol adversário em jogadas aéreas.
No setor ofensivo os destaques são Aylon e Paulinho Moccelin. Aylon é o atual artilheiro da Chapecoense na temporada, já Paulinho tem levado velocidade e além de marcar e dar assistência é responsável por dar velocidade ao Verdão. Outro ponto positivo para a Chape é o retorno após lesão, do meia Denner. Entretanto, Louzer não poderá contar com Perotti, autor do gol contra o Avaí. O atacante retornou do futebol português e não está inscrito no Catarinense.
Provável escalação: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Joílson, Luiz Otávio e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Aylon, Anderson leite e Ronei; Paulinho Mocccelin e Anselmo Ramon.
Principais desfalques: Ezequiel (lesão), Guedes (lesão na panturrilha direita), Lucas Tocantins (lesão na coxa direita) e Roberto (ruptura do ligamento colateral medial). Os jogadores Perotti, Rafael Santos e Thiago Ribeiro não estão inscritos na competição.
BOM MOMENTO NA SÉRIE C
Assim como a Chape, o Brusque também chega embalado. Além de ocupar a liderança do Grupo B e acumular duas vitórias consecutivas na Série C -contra Ituano e Boa Esporte -, o Marreco ainda vive um bom momento na Copa do Brasil. Após vencer Brasil de Pelotas no final de agosto, o Bruscão se tornou o único time catarinense na quarta fase da competição.
Para o jogo desta noite, o técnico Jerson Testoni não poderá contar com o atacante lesionado Edu, artilheiro do Catarinense. Testoni ainda terá que promover uma alteração no Marreco por conta da suspensão de Airton pelo terceiro amarelo. A lateral-esquerda deve ser ocupada por Ronaell.
O Quadricolor busca apoio de sua torcida mesmo com o jogo fora de casa e a impossibilidade de os torcedores acompanharem nos estádios as partidas. Em suas redes sociais o Brusque convidou os torcedores a colorirem a cidade.
ARBITRAGEM
Diego da Costa Cidral será o árbitro da partida. Essa será a primeira vez que o árbitro apitará uma decisão. Auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Gizeli Casaril. O quarto árbitro será Evandro Tiago Bender. Todos de Santa Catarina.
JOGO DE VOLTA
A final do Catarinense será decidida no domingo (13), às 16h. O jogo de volta ocorre no Estádio Augusto Bauer, em Brusque.
PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.