Stefanos Tsitsipas venceu em duelo disputado Andrey Rublev por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 7/6(6), pela fase de grupos do ATP Finals, torneio que ocorre em Londres, na Arena O2. O russo teve match point, mas não aproveitou, assim não tem mais chances de classificação. Enquanto isso, o grego define a vaga com Nadal na rodada final.
Stefanos foi soberano no set inicial e venceu com extrema facilidade. Rublev conquistou apenas cinco pontos nesse set, indicando a superioridade do jovem grego e atual campeão do Finals.
Andrey precisava mudar seu jogo e entrar na partida e foi exatamente isso que aconteceu na segunda parcial. Passou a ser mais consistente e aproveitou a chance de quebrar o rival no décimo game, fechando o set em 6/4.
A parcial decisiva não teve quebrar de serviço e foi determinada por muita disputa e equilíbrio. Sendo assim, a peleja foi definida no tie-break. Nele, Tsitsipas abriu 5/2, no entanto, Rublev conseguiu a façanha de virar o embate e sacar para fechar o jogo. Mas cometeu dupla falta e observou o adversário reagir e fechar a partida. As chances de classificação do russo são nulas.
Em contrapartida, Tsitsipas depende apenas de suas forças. Precisa vencer na última rodada o espanhol Rafael Nadal, que está lutando com ele por essa vaga.
Grupos do simples (ATP Finals)
Tóquio 1970
Novak Djokovic
Daniil Medvedev
Diego Schwartzman
Alexander Zverev
Londres 2020
Rafael Nadal
Stefanos Tsitsipas
Andrey Rublev
Dominic Thiem
ATP Finals: Nadal salva quatro match-points, mas não evita derrota contra Dominic Thiem
Melo e Kubot estão praticamente eliminados do ATP Finals após segunda derrota na fase de grupos