Pan-Americano

Com múltiplas medalhas para o Brasil, veja o resumo do dia na Natação no Pan-Americano

Foto: Satiro Sodré/COB

Além dos ouro de Guilherme Caribé e Guilherme Costa, o´Cachorrão´, no masculino, as brasileiras brilharam na natação feminina no Pan-Americano de Santiago, com três medalhas. Stephanie Balduccini, ficou com o prata nos 100m livres, Gabrielle Assis, faturou o bronze nos 200m estilo peito e Viviane Jungblut conquistou o bronze nos 800m costas. No revezamento 4×100, o Time Brasil ficou com o bronze, na última prova do dia.

Categorias Masculinas

Guilherme Costa, venceu o ouro na categoria 800m livre e alcançou sua segunda medalha dourada neste Pan-Americano. O ‘Cachorrão’ já havia vencido os 400m livres em Santiago. Nesta segunda (23), o brasileiro venceu com vantagem de 1.45 segundos para Alfonso Mestre (Venezuela). Outro integrante do pódio foi americano, John William Gallant, que ficou à frente de outro brasileiro Thiago Maturana, que terminou em quarto.

O outro ponto alto do dia no Time Brasil foi o ouro nos 100 metros livre na natação, com Guilherme Caribé. Com direito à empate entre dois americanos no segundo e terceiro lugar, o brasileiro venceu a prova com tempo de 48,06 segundos. Outro representante do Time Brasil, Marcelo Chierighini, terminou a prova na quinta colocação.

O jovem nadador brasileiro de apenas 20 anos, celebrou o resultado expressivo em entrevista à transmissão oficial do Time Brasil. “Eu queria que saísse 47 (segundos), mas estou muito feliz com o resultado, meu primeiro Pan-Americano, e ganhando minha prova principal.”

Guilherme Basseto ficou no quase nos 100m costas, o brasileiro terminou na quarta colocação, à somente 0.15 segundos do pódio. Gabriel Fantoni também disputou a final e ficou em sexto, com uma diferença pequena, de 0.57 segundos do terceiro colocado, o canadense Blake Tierney. O ouro e a prata ficaram com Adam Chaney (Estados Unidos) e Ulises Saraiva (Argentina), respectivamente.

Nos 200m peito masculino, o representante do Brasil, Raphael Rached terminou na sétima posição. O o pódio da categoria foi composto pelo americano Jacob Foster (ouro), o candadense Brayden Tavivassalo (prata) e o mexicano Andres Puente (bronze).

Categorias Femininas

A brasileira Stephanie Balduccini conquistou a medalha de prata nos 100m estilo livre no Pan-Americano de Santiago. A vencedora da prova foi a canadense Maggie Macneil, com tempo de 53.64 segundos. Stephanie ficou 0,49 segundo atrás, com tempo de 54,13 segundos. A americana Catie De Loof fechou o pódio. A outra representante do Brasil na disputa, Ana Vieira, terminou a prova em sexto lugar.

Na categoria 200 metros estilo peito, a brasileira Gabrielle Assis, terminou em terminou na terceira colocação e faturou a medalha de bronze para a delegação do Brasil. “As meninas vem mostrando que a natação brasileira está em um nível acima e estou feliz de fazer parte dessa nova geração.”

A outra medalhista foi Viviane Jungblut, que terminou na terceira colocação os 800m costas, com um tempo de 8:33.55. Essa é a segunda medalha da história do Brasil nessa categoria, sendo a primeira também conquistada pela Viviane. As vencedoras da prova foram as americanas Paige Madden e Rachel Stege, com o ouro e a prata, respectivamente.

A medalhista não confirmou a continuidade na piscina, porém se mostrou animada ao ser questionada sobre a disputa dessa modalidade nas Olimpíadas, em resposta a transmissão oficial do Time Brasil. “Nesse momento estou focada nos 10km (mar aberto), mas com certeza essa é uma prova que eu gosto muito de nadar, e se eu tiver a oportunidade vou dar o meu melhor na água”

Na entrevista concedida ao canal do Time Brasil após a prova, Stephanie Balduccini disse que ainda espera quebrar a barra dos 53 segundos, o que ainda não conseguiu na carreira. Aos 19 anos, ela é um dos principais nomes da natação brasileira.

Apesar de não valer medalha, Maria Luiza Peçanha terminou na primeira colocação a final B dos 100m costa. Outra brasileira nessa categoria foi Julia Goes, que finalizou a prova na sexta posição. A vencedora da disputa principal foi a americana Josephine Fuller.

Revezamento misto

A última medalha do dia para o Brasil ficou com a equipe de revezamento 4×100, na última prova do dia. O quarteto composto por Guilherme Basseto, João Junior, Maria Rodrigues e Stephanie Balduccini, finalizou a disputa com tempo de 3:49.24. Os vencedores foram os americanos, com 3:44.71 e o prata ficou com a equipe canadense, que fez um tempo de 3:46.20

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo