Palmeiras

Abel Ferreira concorre a prêmio de melhor técnico do mundo de 2022

Abel Ferreira Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, foi indicado pelo segundo ano consecutivo ao prêmio de melhor técnico de clubes do mundo da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, traduzido da sigla em inglês). O anúncio ocorrerá no começo de janeiro de 2023.

Em 2021, a vitória acabou sendo do alemão Thomas Tuchel, então treinador do Chelsea, que pouco tempo depois acabou derrotando o Palmeiras de Abel na final do Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro. Agora, em 2022, novamente o português está presente e terá de concorrer com nomes de peso, incluindo brasileiros.

Os brasileiros na lista são os finalistas da última edição da Libertadores da América, vencida por 1 a 0 pelo Flamengo de Dorival Júnior contra o Athletico de Luis Felipe Scolari. Curiosamente, ambos não estão mais treinando as equipes. Enquanto Felipão assumiu o cargo de diretor técnico do Furacão, Dorival deixou o Rubro-Negro após a diretoria não querer renovar o contrato e procurar Vítor Pereira.

Os outros 12 indicados são: Carlo Ancelotti (italiano – Real Madrid), Jürgen Klopp (alemão – Liverpool), Pep Guardiola (espanhol – Manchester City), Unai Emery (espanhol – Villarreal/Aston Villa), Julian Nagelsmann (alemão – Bayern de Munique), Oliver Glasner (austríaco/Frankfurt), José Mourinho (português/Roma), Luciano Spalletti (italiano, Napoli), Hugo Ibarra (argentino, Boca Juniors), Walid Regragui (marroquino, Wydad Casablanca), Brian Schmetzer (americano, Seattle Sounders) e Albert Riera (espanhol, Auckland City).

+Debandada? Mais uma jogadora se despede do Palmeiras

Em 2021, os brasileiros indicados haviam sido Renato Gaúcho, que estava no Flamengo e foi finalista da Libertadores, além de Cuca, então técnico do Atlético-MG campeão do Brasileirão e Copa do Brasil. Agora, Abel disputa o prêmio como campeão brasileiro, paulista e da Recopa Sul-americana.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Desde que desembarcou no Brasil, em novembro de 2020, o português de 44 anos comandou o time em 180 jogos, obtendo 104 vitórias, 42 empates e 34 derrotas, com 309 gols marcados e 146 sofridos. Ganhou seis títulos: duas Libertadores (2020-2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-americana (2022), um Paulistão (2022) e um Campeonato Brasileiro (2022).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo