Campeonato Carioca

Ainda em reformulação e em busca de afirmação, Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo

Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco e Vitor Silva/Botafogo

Há um ano, em fevereiro de 2021, Vasco e Botafogo tiveram decretados o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. De lá até aqui, muita coisa aconteceu. Mas, mesmo agora em divisões diferentes, os dois clubes seguem em reformulação e em busca de uma afirmação nesta atual temporada. E, em meio a este processo, as equipes se enfrentam neste domingo, às 20h, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, no Castelão, em São Luís, no Maranhão.

Ainda invicto e líder da Taça Guanabara, com 13 pontos, o Vasco tem pela frente mais um ano na Série B. Por isso, depois do fracasso em 2021, fez um grande reformulação no elenco e já contratou 13 jogadores para esta temporada. Já o Botafogo, terceiro colocado com 10 pontos, foi campeão da Segunda Divisão, mas em transição para a SAF do investidor John Textor, o clube está passando por uma grande mudança no Departamento de Futebol, que culminou com a demissão do técnico Enderson Moreira na última sexta-feira.

+ Com festa da torcida no hotel, Vasco chega em São Luís para clássico com o Botafogo; veja os relacionados

+ Enderson Moreira se despede do Botafogo e diz que clima de demissão atrapalhou equipe no clássico: ‘Gerou instabilidade’

Chegadas e saídas no Vasco

Com o fracasso na luta pelo acesso para a Série A, o Vasco começou a reformulação no departamento de futebol ainda em 2021, com a saída de Alexandre Pássaro, e a chegada de Carlos Brazil e o técnico Zé Ricardo. Em campo, 22 jogadores deixaram o Cruz-Maltino, entre empréstimos, jogadores em fim de contrato, vendas e outras negociações.

Por outro lado, já foram 13 contratações neste começo de temporada: goleiro Thiago Rodrigues, os laterais Weverton e Edimar, os zagueiros Anderson Conceição e Luis Cangá, os volantes Yuri, Matheus Barbosa e Zé Gabriel, os meias Isaque, Bruno Nazário e Vitinho, e os atacantes Getúlio e Raniel. O Cruz-Maltino ainda tem acertos encaminhados com o zagueiro Juan Quintero e o meia Luiz Henrique, ambos do Fortaleza.

Esta grande reformulação pode ser vista em campo. No provável time titular para este domingo, seis jogadores chegaram neste começo de ano.

Mudanças extra-campo no Botafogo

Como aconteceu no início da temporada de 2020, ao que tudo indica, o Glorioso vem passando mais uma vez por uma reformulação. Depois da chegada do investidor americano John Textor, o próprio, já vem conduzindo como quer ver o clube nos próximos dias e meses.

Algumas mudanças no futebol aconteceram depois do clássico contra o Fluminense na última quinta-feira (10). O diretor de futebol, Eduardo Freeland, saiu do cargo e vai trabalhar na base. O técnico Enderson Moreira foi demitido. Essas foram as primeiras mudanças e a expectativa que não pare por aí.

Somada a isso, a chegada de alguns atletas é aguardada para os próximos dias. Entre quatro ou cinco jogadores podem chegar para reforçar o elenco do Glorioso na temporada de 2022. Existe um consenso interno que o plantel precisa ser melhorado pensando nas disputas do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil. Chegadas de jogadores que atuam fora do Brasil é possível assim como um treinador estrangeiro.

Para o duelo diante do Vasco, Lúcio Flávio vai comandar o time na beira do campo. O duelo é importante visando classificação às semifinais do Estadual e também esquecer da derrota para o Fluminense. As duas equipes se enfrentaram bastante na última temporada tendo o último jogo um 4 a 0 para o Glorioso dentro de São Januário.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O principal desfalque para o jogo é o jovem Matheus Nascimento. O atleta recebeu o terceiro amarelo no último jogo e não viajou para o Maranhão. Lúcio Flávio não indicou o substituto, mas o time pode ter alterações para o jogo deste domingo (13).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo