Automobilismo

AlphaTauri anuncia renovação com Yuki Tsunoda para a temporada de 2023

Foto: Divulgação/Yuki Tsunoda

Nesta quinta-feira (22), a AlphaTauri anunciou que Yuki Tsunoda irá seguir com a equipe austríaca para a temporada de 2023. O japonês teve sua vaga contestada em certos momentos, porém o jovem piloto recebeu um voto de confiança da chefia e seguirá com a equipe por mais uma temporada que promete ser decisiva para o asiático.

+ Christian Horner se lamenta em não ter contratado Oscar Piastri

Yuki Tsunoda foi anunciado pela AlphaTauri no final de 2020 e fez sua estreia na Fórmula 1 na temporada de 2021. Na sua primeira corrida, o GP do Bahrein, o japonês conquistou seus primeiros pontos na categoria, com a nona posição na prova. No restante da sua primeira temporada ele pontuou em mais cinco corridas, sendo sua melhor posição um sexto lugar na Hungria.

“Quero agradecer à Red Bull, Honda e AlphaTauri por continuarem me dando a oportunidade de pilotar na F1. Depois de me mudar para a Itália no ano passado para ficar mais perto da fábrica, certamente eu me sinto parte da equipe e estou feliz por ainda poder correr com eles em 2023”, afirmou Tsunoda, em comunicado oficial.

Em 2022, Tsunoda não tem tido a mesma sorte e até aqui só terminou nos pontos três vezes, o japonês tem sofrido com os treinos classificatórios, tendo se classificado apenas quatro vezes para o Q3.

“É claro que nossa temporada de 2022 ainda não acabou e estou me esforçando muito na batalha do pelotão intermediário, então estou totalmente focado em terminar em alta e, aí sim, estaremos ansiosos para o próximo ano”, finalizou o japonês.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Tsunoda ocupa a 16ª posição no Mundial de Pilotos, com apenas 11 pontos conquistados. O japonês está em uma seca de 10 corridas sem pontuar, sua última corrida no top 10 foi o GP da Espanha, no mês de maio.

Entretanto, mesmo com a temporada ruim de Tsunoda, o chefe da equipe, Franz Tost, afirmou que o japonês merece a renovação e comentou que o período de três anos é necessário para um piloto jovem na Fórmula 1.

“Como vimos desde que ele se juntou a nós no ano passado, Yuki é um piloto muito talentoso e melhorou muito nesta temporada. O ritmo que mostrou recentemente é uma evidência clara de uma curva de aprendizado acentuada, o que mostra que ele merece uma vaga na F1, e ainda espero bons resultados dele nas últimas seis corridas de 2022. Como sempre digo, um piloto precisa de pelo menos três anos para se familiarizar totalmente com a Fórmula 1, então estou feliz que foi dado a ele o tempo para mostrar todo o seu potencial”, comentou Tost.

“Além disso, é uma testamento do que o Dr. Marko (Helmut, consultor da Red Bull) e o seu programa de pilotos de que podemos promover esses jovens talentos das categorias de base e desenvolvê-los. Eu gostaria de me juntar a Yuki em agradecimentos a Red Bull e AlphaTauri também, assim como a Honda, pelo apoio contínuo e por permitir que permaneçam conosco por mais um ano”, concluiu o chefe de equipe.

Com Tsunoda garantido para a temporada de 2023, a AlphaTauri agora precisa decidir o futuro do outro piloto da equipe, Pierre Gasly tem sido fortemente sondado na Alpine e também teve seu nome ventilado em outras equipes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo