Nesta última semana mais duas equipes anunciaram os modelos dos seus carros para a temporada de 2024 da Fórmula 1: Alpine e a RB, nova AlphaTauri. A nova sub-equipe da Red Bull realizou sua revelação em Las Vegas, pista que estreiou na temporada passada, enquanto o time francês realizou o evento no su QG.
+ Haas, Williams e Sauber anunciam modelos dos carros para temporada de 2024 da Fórmula 1
NOVA “ALPHATAURI”
As alterações na equipe italiana não são apenas na nomenclatura. Chefe da equipe desde 2005, Franz Tost deixou o cargo de comando ao fim da temporada 2023, dando lugar a Laurent Mekies, agora ex-diretor esportivo da Ferrari.
Além disso, houve adições à estrutura diretiva da equipe, que é “irmã” da hexacampeã de construtores RBR. A partir de outubro, Tim Goss – ex-diretor técnico de monopostos da Federação Internacional de Automobilismo e ex-McLaren – vai assumir o posto de diretor técnico na RB. O ex-Alpine Alan Permane será o diretor de corridas do time; o ex-aerodinamicista da RBR, Guillaume Cattelani, será o vice-diretor técnico.
A temporada da RB também será marcada por uma aproximação maior com a RBR nos bastidores. O time italiano vai manter a sede em Faenza, mas o centro aerodinâmico vai deixar a cidade de Bicester rumo a Milton Keynes, casa da equipe “de cima” no Reino Unido – proporcionando maior colaboração entre as partes do grupo de energéticos.
Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo vão seguir formando a dupla da RB – e o australiano vai disputar sua primeira temporada completa após retornar à elite em meados de 2023, substituindo o demitido Nyck de Vries. O japonês terminou com 11 pontos a mais que o companheiro, e os 25 pontos somados pela dupla deixaram a então AlphaTauri na oitava posição do Mundial de construtores.
Para saber mais informações sobre a Fórmula 1 , siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
ALPINE
O carro será preto, com fibras de carbono expostas, e detalhes azuis e rosa. O chefe de equipe Bruno Famin – oficializado no cargo nesta quarta-feira – garantiu que uma pintura rosa, prometida pela equipe de Enstone, será vista em oito GPs ao longo do ano. O modelo é uma “mudança de filosofia e abordagem às ambições da equipe na F1”; em 2023, a Alpine desistiu de um plano de cinco anos para chegar ao topo da F1.
O monoposto só será visto em pista na pré-temporada da F1 2024, marcada para 21 a 23 de fevereiro no Circuito de Sakhir. A próxima equipe a divulgar seu carro da temporada será a RB, antiga AlphaTauri, nesta quinta-feira (8/02). Confira o calendário completo de lançamentos aqui.
Além de Szafnauer, deixaram nos últimos meses a equipe francesa o CEO Laurent Rossi, o diretor-esportivo Alan Pérmane, o técnico-executivo Pat Fry e o diretor de projetos Davide Brivio. Quem assumiu o posto interino de chefe de equipe foi Bruno Famin, vice-presidente da marca francesa; a Alpine decidiu pela continuidade de Famin ao longo de 2024.
De quarta melhor equipe da F1 2022 – apesar de não ter conquistado nenhum pódio -, a Alpine caiu para o sexto lugar no campeonato de construtores do ano passado, superada pela McLaren e Aston Martin, rivais em grande ascendência no decorrer da última temporada.
O time conquistou dois pódios no ano passado: o terceiro lugar de Esteban Ocon no GP de Mônaco, e o de Pierre Gasly na Holanda. Em um ano marcado por inconsistência de seu equipamento, anotou ao todo 120 pontos, 160 a menos que a quinta colocada Aston Martin.
A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria.