Internacional

Opinião: sem Lindoso, Aguirre precisa decidir se mantém esquema ou adianta o time do Internacional

Ricardo Duarte/Internacional

No próximo domingo (29), o Internacional visita o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro. Na partida, o Colorado busca dar sequência aos bons resultados, mas não terá peça importante no modelo de jogo de Diego Aguirre. Rodrigo Lindoso recebeu o terceiro amarelo, no empate contra o Santos, e está fora do duelo em Goiânia.

Sem um dos volantes de marcação que garantem a segurança da defesa, caberá ao técnico Diego Aguirre decidir quem será o substituto de Rodrigo Lindoso, e parceiro de Rodrigo Dourado, diante do Atlético-GO. São vários os candidatos, desde o garoto Johnny até um esquema de dois centroavantes, com Paolo Guerrero.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

A lógica inicial, e de esquema de jogo, é da manutenção dos dois volantes marcadores. Como vai jogar fora de casa, a entrada de Johnny garantiria a segurança defensiva e daria, inclusive, mais qualidade na saída de bola com Rodrigo Lindoso. Com o crescimento de Edenilson jogando mais avançado, essa parece a opção mais provável, mas não foi o que ocorreu contra o Santos, quando Lindoso foi substituído no intervalo.

Contra o Santos, no intervalo, Diego Aguirre decidiu ousar um pouco mais, adiantando o time ao tirar Lindoso. Ao invés de manter o esquema com dois volantes, colocando Johnny, o uruguaio promoveu a entrada de Boschilia. Com isso, o colorado passou para uma formação 4-1-4-1, com apenas Rodrigo Dourado na frente da área. Com o desenrolar da semana, o treinador poderá testar mais esse esquema, seja com o próprio Boschilia, ou com Maurício, que voltou de lesão. O segundo, todavia, apresenta maior mobilidade e velocidade, podendo ser mais útil no modelo de contra-ataques que o colorado utiliza.

A terceira, mas mais improvável opção de Diego Aguirre para o lugar de Rodrigo Lindoso é um atacante de velocidade. Seja com Palacios, ou Caio Vidal, o colorado ganharia força ofensiva pelos lados, mas acabaria deslocando ou Edenilson, ou Patrick, de posição, o que, dentro do modelo reativo e de contra-ataques, poderia resultar em perda de retomada de posse pelo meio.

Por fim, a última opção para o lugar de Rodrigo Lindoso é Paolo Guerrero. Na coletiva pós-jogo contra o Santos, Diego Aguirre afirmou que poderia utilizar o peruano ao lado de Yuri Alberto no ataque. Todavia, isso mudaria o esquema para um 4-1-3-2, forçando Patrick e Edenilson a marcarem mais. Nesse caso, o colorado precisaria mudar, inclusive, o jeito de jogar. Como Guerrero não é tão veloz para o contra-ataque, o time precisaria criar e ficar mais postado na parte ofensiva. Por conta disso, apesar da fala de Aguirre, o mais lógico será não mudar aquilo que vem dando certo.

Nos treinamentos da semana é onde Diego Aguirre decidirá o substituto de Lindoso. Por lógica e padrão de jogo, será Johnny o escolhido, mas não dá para se surpreender caso o técnico opte por mudar a formatação do Colorado. Todavia, o objetivo do Internacional segue sendo conquistar os três pontos sobre o Atlético-GO, para entrar, pela primeira vez, no G-6 do Brasileirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo