Campeonato Brasileiro - Série B

Cruzeiro vence a Ponte Preta em Campinas e sai da zona de rebaixamento da Série B; Macaca é lanterna

Foto: PontePress/ÁlvaroJr

Ponte Preta e Cruzeiro se enfrentaram nesta quarta-feira (16), no Estádio Moisés Lucarelli, e a Raposa saiu com a vitória por 1 a 0. O gol do triunfo da Raposa, agora fora da zona de rebaixamento, foi marcado pelo atacante Bruno José, aos 11 minutos do segundo tempo.

Em atuação sem brilho, Ponte Preta segue sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a terceira em quatro jogos disputados na segunda divisão nacional, e a Macaca despencou para a lanterna com apenas um ponto, enquanto time celeste saltou para quatro pontos e ganha distância da degola, provisoriamente em 14º lugar.

O JOGO

Com formação de três zagueiros, em estratégia inédita nesta temporada, Ponte Preta conseguiu ditar o ritmo de jogo nos dez primeiros minutos. Com domínio da posse de bola e força ofensiva pelo lado direito, a Macaca chegou em duas oportunidades, em lances com participação de Camilo e João Veras, porém sem levar perigo efetivo.

O plano de marcação pressão e linhas altas alvinegras fez com que o sistema defensivo celeste, com dificuldade de sair pelo chão, fizesse uso das ligações diretas, o que proporcionou recuperação rápida da pelota. Beneficiada com os dois alas na linha do meio-campo para frente, time campineiro agrediu o Cruzeiro em arremates de Moisés e Vini Locatelli, defendida por Fábio.

Agremiação mineira, por sua vez, com baixo poder de criação, tentou tirar o zero do placar em arremates de longa distância, porém sem êxito com Matheus Pereira e Marcinho, em duas oportunidades – na segunda, Ygor Vinhas praticou grande defesa com a mão direita, no principal lance antes do descanso. Nos dez últimos minutos da etapa inicial, a Raposa, alavancada pela produtividade de Marcinho, esboçou pressão, mas sem ir à rede.

No geral, campineiros realizaram atuação segura sob ponto de vista defensivo, com os beques Ednei, Cleylton e Ruan Renato em campo, e também pouca qualidade para criar. Ofensivamente, porém, faltou poder para distribuir jogadas e ultrapassagens dos dois laterais, escalados adiantados no esquema 3-5-2.

Na etapa complementar, embora o confronto tenha registrado pouca emoção e qualidade técnica, Cruzeiro tirou o primeiro zero do placar com Bruno José, aos 11 minutos. O atacante recebeu lançamento, fez o pivô, levou dois zagueiros na velocidade e finalizou cruzado e rasteiro para vencer Ygor Vinhas e correr para o abraço.

Apesar da desvantagem mínima no placar, Kleina realizou mudanças simples – atacante por atacante – e não abriu mão do esquema com três defensores e dois laterais em campo. Superior e mais organizado, o clube de Belo Horizonte conseguiu segurar as pouquíssimas investidas pontepretanas sem muito esforço. A Alvinegra só alterou o esquema tático a partir dos 35 minutos e, mais na base do abafa, tentou ensaiar uma pressão com as entradas de Rodrigão, Renatinho e Richard. Pelo alto, o próprio Rodrigão e Dawhan testaram de cabeça, mas sem êxito até o apito final.

O QUE VEM POR AÍ?

Ponte Preta e Cruzeiro voltam a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana.
Com apenas dois dias de preparação, Macaca tem o rival Guarani pela frente, no Dérbi 200, agendado para sábado, 19 de junho, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, a partir das 18h30.

Raposa, por sua vez, também no mesmo dia, mas às 19h, desafia o Operário, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.

FICHA TÉCNICA: PONTE PRETA 0 x 1 CRUZEIRO

Ponte Preta: Ygor Vinhas; Cleylton, Ednei e Ruan Renato (Rodrigão); Kevin, Dawhan, Vini Locatelli (Renatinho), Camilo (Richard) e Jean Carlos; Moisés (Fessin) e João Veras (Paulo Sérgio). Técnico: Gilson Kleina
Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira (Weverton); Flávio (Matheus Barbosa), Marcinho (Airton) e Giovanni (Adriano); Bruno José, Felipe Augusto e Rafael Sóbis (Guilherme Bissoli). Técnico: Mozart
Gol: Bruno José (CRU)
Cartões amarelos: Ruan Renato e Vini Locatelli (PON) | Ramon e Rômulo (CRU)
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (RS)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Para saber tudo sobre o Série B, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo