Cruzeiro

Após teste com Sóbis, Cruzeiro ganha nova variação tática

Após teste com Sóbis, Cruzeiro ganha nova variação tática
Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro

O Cruzeiro venceu a Chapecoense na noite dessa terça-feira (24), em Chapecó, por 1 a 0, com gol de Rafael Sóbis de falta. Nessa partida, Felipão contou com a volta de William Pottker e escalou um meio de campo ofensivo diferente. Apesar de ser conhecido como “um técnico conservador”, Scolari retirou Marcelo Moreno, que exerce a função de um centroavante clássico de referência dentro da área, e colocou Sóbis para flutuar pelo ataque e auxiliar o setor criativo do time celeste.

Com essa formação, o Cruzeiro foi mais criativo na armação de jogadas e finalizou 17 vezes, sendo seis delas em direção ao gol, enquanto o adversário chutou apenas sete vezes sendo uma delas em direção ao gol. O time celeste não fez uma partida encantadora no entanto, mas conseguiu neutralizar a Chapecoense, líder do campeonato, fora de casa, e mostrou obediência tática, mesmo com pouco tempo de treino.

Analisando a partida de Rafael Sóbis, principal agente do novo esquema tático do Cruzeiro, o jogador não só marcou o gol da vitória, mas também foi o jogador que mais chutou ao gol. O atacante jogou 82 minutos de jogo e finalizou três vezes em direção à meta e deu um chute para fora. O atleta recém-chegado também deu 33 toques na bola, 17 passes certos (81% dos passes) e deu um cruzamento. Além disso, Sóbis também sofreu três faltas e fez um desarme.

Jogando de forma polivalente, Rafael Sóbis foi o principal nome na vitória do Cruzeiro. Observando o mapa de calor do atacante na partida, nota-se que o jogador ficou muito pouco dentro da área, caindo, na maioria das vezes, para o lado esquerdo do campo. Essa é uma função recorrente do “futebol moderno”, tendo Roberto Firmino, do Liverpool e Seleção Brasileira, como entusiasta, em que o homem de frente desempenha mais um papel tático dentro da equipe e deixa de ser o finalizador.

Confira o mapa de calor do Rafael Sóbis:

Foto: SofaScore

Desempenho baixo dos centroavantes

O Cruzeiro vive em baixa de um centroavante artilheiro. Apesar de ter muitos nomes, nenhum se firmou e engatou uma sequência de gols nos jogos. Marcelo Moreno, ídolo da torcida, marcou apenas três gols em toda Série B do Campeonato Brasileiro. Sassá já jogou oito jogos, sendo seis como titular e nunca balançou as redes adversárias com a camisa azul celeste em 2020.

Além deles, o Cruzeiro tem dois jovens atacantes, que atuam como homem de referência na área. Thiago, de 19 anos, disputou 13 jogos da Série B, sendo apenas um como titular e não marcou nenhum gol. Zé Eduardo, de 21 anos, jogou 20 minutos apenas na Segunda Divisão pela Raposa e também não marcou.

Com o baixo aproveitamento dos centroavantes e a chegada de Sóbis, Felipão encontrou uma variação tática que traz dinamismo ao setor ofensivo celeste. Resta saber se o treinador investirá na mesma formação para a próxima partida, nesta próxima sexta-feira (27), diante do Confiança no Mineirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo