O Cruzeiro melhorou a sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo para comandar a equipe. Não à toa, o time mineiro ainda não perdeu sob o comando do professor – nas 10 partidas, foram seis empates e quatro vitórias. Um aproveitamento de 60%. Porém, caso essa porcentagem seja mantida, o clube não alcançará o seu maior objetivo na temporada de 2021: o acesso à elite nacional.
Isso porque, restando apenas 13 jogos para terminar a Série B e seguindo o aproveitamento que o clube tem sob o comando de Luxemburgo, a Raposa somará ao menos 23 pontos dos 39 a serem disputados nesse período. Com os 31 que já tem até o momento na competição, o Cruzeiro, assim, chegaria aos 54 pontos, não alcançando a marca mínima para subir à Série A – para isso, o clube celeste precisaria de ao menos mais sete ou 10 pontos.
Segundo o Departamento de Estatística de Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem menos de 1% de chance de conquistar o acesso. Mais precisamente, a possibilidade da Raposa subir de divisão é de 0,59%.
Nesse cenário, para contrariar as estatísticas de conseguir alcançar o acesso à Série A, o Cruzeiro precisará de uma campanha impecável daqui para a frente. Dos 13 jogos a serem disputados, a Raposa terá que vencer ao menos 11 para somar novos 33 pontos e alcançar os 64 mínimos para conseguir subir de divisão com tranquilidade, conforme o Departamento de Matemática da UFMG. No entanto, no último ano, 61 pontos foi o suficiente.
O primeiro desafio será já no próximo domingo (26), às 16h, no Independência, diante do CSA.
Atualmente, o Cruzeiro está em 13º lugar com 31 pontos somados, 13 a menos que o CRB, último colocado dentro do grupo dos quatro primeiros que se classificam para a primeira divisão nacional, que soma 44 pontos no momento.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.