Futebol Internacional

Arsenal sofre três gols, mas busca empate heroico contra West Ham

Divulgação / Premier League

Em dérbi espetacular pela Premier League, o West Ham abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas deixou o Arsenal buscar um empate heroico no London Stadium.

A primeira etapa pode ser dividida em dois momentos. Nos primeiros 30 minutos, um domínio completo do West Ham que conseguiu abrir 3 a 0 com gols de Lingard, Bowen e Soucek diante de um Arsenal errático e totalmente inofensivo. Desde então, o Arsenal conseguiu reagir com gol de Lacazette e incomodou o time da casa antes do intervalo.

No segundo tempo, o Arsenal voltou pressionando bastante e empurrou o West Ham para seu campo. Desta forma, os Gunners conseguiram o empate em gol contra de Craig Dawson. Aos poucos, o West Ham conseguiu se impor no segundo tempo e desperdiçou três grandes chances de encaminhar a vitória.

As chances perdidas custaram muito caro para o West Ham, que viu Lacazette empatar o jogo em cabeçada firme perto dos 40 do segundo tempo, em assistência do jovem Pépé que havia deixado o banco de reservas há poucos minutos.

O West Ham chegou a 49 pontos com o empate e permanece à frente do Liverpool (46) na 5ª colocação, mas segue atrás do Chelsea (51) na briga por uma vaga na Champions. O Arsenal foi à 42 pontos, três pontos atrás dos rivais Tottenham (45) e Everton (47).

As equipes agora terão descanso por causa dos jogos das seleções na Data FIFA. Na próxima rodada, o West Ham enfrentará o Wolverhampton fora de casa (5 de abril) enquanto o Arsenal terá pela frente o clássico contra o Liverpool (dia 4).

1º TEMPO

A expectativa pré-jogo indicava que a equipe de David Moyes manteria suas características de jogar em contra-ataque, mas foi o West Ham que impôs o ritmo no início e acumulou 86% de posse e três finalizações nos primeiros dez minutos. Enquanto isso, o Arsenal encontrava problemas na criação e recorria à lançamentos sem direção.

O desempenho forte do West Ham logo seria recompensado. Aos 15 minutos, na primeira finalização certa em jogada bem trabalhada na esquerda, Lingard recebeu livre de Antonio na entrada da área e bateu firme no ângulo esquerdo do goleiro, abrindo o placar.

A vantagem logo seria ampliada na jogada seguinte. Em cobrança rápida de falta rasteira na direita, Lingard pegou desprevenida a defesa do Arsenal que reclamava com a arbitragem e acionou Bowen nas costas da marcação, que recebeu e bateu entre a trave e o goleiro Leno, aos 17 minutos de jogo.

Precisando de gols para reverter a desvantagem, o Arsenal ainda encontrava muitas dificuldades de criar jogadas e até mesmo nas saídas de jogo, pois o West Ham seguiu adiantando suas linhas de marcação e a pressão era efetiva Quando teve a oportunidade de finalizar novamente, o West Ham ampliou a vantagem.

Em saída errada de jogo, Tierney pegou mal na bola, Bowen foi lançado e evitou a saída para Courfal levantar. Michali Antonio receber e Tomáš Souček desviar de leve para transformar a vantagem em goleada ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos.

Finalmente, na primeira jogada bem trabalhada, o Arsenal chegou ao gol aos 37 minutos. Em lance construído pela direita, Chambers fez o cruzmaento buscando Lacazette dentro da área com tempo para ajeitar com pé direito e marcar, contando com leve desvio de Soucek.

O Arsenal aumentou seu ritmo após o primeiro gol e quase chegou ao segundo rapidamente. Em boa enfiada de bola, Lacazette encontrou espaço pelo meio e Saka recebeu para ficar no 1v1 contra o goleiro Fabiański, que trabalhou bem e evitou o segundo gol.

2º TEMPO

O intervalo não foi suficiente para esfriar o jogo, pois o Arsenal quase marcou logo no primeiro ataque com Lacazette encobrindo o goleiro Fabianski na grande área. A bola não entrou porque Diop conseguiu cortar em cima da linha para salvar o Aston Villa.

Os Gunners retornaram com ainda mais pressão e dominaram completaram o volume de jogo nos primeiros minutos do segundo tempo, deixando o West Ham com dificuldade para acertar a marcação. Após bastante pressão, a equipe de Arteta conseguiu diminuir a desvantagem com uma forte colaboração sensacional do adversário.

Chambers funcionou novamente no apoio e disparou com total liberdade na direita após rápida cobrança de falta, acertando o cruzamento no centro da área para Craig Dawson com pé em cheio na bola para marcar contra, aos 16 do segundo tempo. Com vinte minutos jogados na segunda etapa, o Arsenal acumulava 76% de posse.

A situação do placar em 3-2 deixou o jogo ainda mais aberto, deixando alta a possibilidade de outro gol. Porém, quem demonstrou estar próximo de marcar foi justamente o West Ham, que desperdiçou chances consecutivas na reta final do jogo.

Primeiro, o Arsenal tomou um grande susto e Tierney foi fundamental em bloquear o chute de Antonio na região da pequena área. Em seguida, foi a vez de Rice ter cruzamento muito perigoso para Antonio cortado pelo brasileiro David Luiz. No lance de maior perigo, Benrahma escapou da marcação pela direita invadindo a área e cruzando rasteiro para Antonio concluir, mas o jogador acertou a trave e desperdiçou.

Mikel Arteta percebeu que eram necessárias algumas mudanças e fez três alterações ofensivas, com as entradas de Martinelli, Pépé e Smith Rowe, enquanto o West Ham resolveu se fechar mais defensivamente. Desta forma, em jogada construída pela direita, o Arsenal buscou o heroico empate. Pépé cruzou na medida para Lacazette testar firme de cabeça e empatar o jogo aos 37 do segundo tempo.

Rice escapou no contra-ataque disparando pelo meio e Leno defendeu firme no duelo individual. Em seguida, Ffoi a vez de Pepe experimentar de longe e exigir grande defesa do goleiro Fabianski em jogo que ficou completamente aberto nos minutos finais, mas acabou terminando com empate no London Stadium.

FICHA TÉCNICA Premier League 2020/21 – 29ª Rodada
West Ham 3-3 Arsenal

Data: 21/03/2021, 12:00
Estádio: London Stadium
Árbitro: Jonathan Moss

Gols: 1T 15′ Lingard (West Ham); 1T 17′ Bowen (West Ham); 1T 32′ Souček (West Ham); 1T 38′ Souček (Arsenal/gol contra); 2T 16′ Craig Dawson (Arsenal/gol contra); 2T 37′ Lacazette (Arsenal)

Substituições – West Ham: Noble (Bowen); Fredericks (Benrahma);

Substituições – Arsenal: Smith Rowe (Xhaka); Pépé (Saka); Gabriel Martinelli (Aubameyang)

West Ham (4-2-3-1): Łukasz Fabiański; Courfal, Craig Dawson, Diop, Cresswell; Soucek, Declan Rice; Bowen, Jesse Lingard, Benrahma; Michali Antonio. Técnico: David Moyes

Arsenal (4-2-3-1): Bernd Leno; Calum Chambers, David Luiz, Pablo Marí, Kieran Tierney; Thomas Partey, Granit Xhaka; Aubameyang, Odegaard, Bukayo Saka; Lacazette. Técnico: Mikel Arteta

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo