Com 100% de aproveitamento, o Brasil terminou o ano em primeiro lugar da tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 2 a 0, nesta terça-feira (17), no Estádio Centenário, na capital uruguaia. Pela primeira vez, a equipe foi derrotada dentro de casa na competição. O time de Óscar Tabárez fica na 4ª colocação, com 6 pontos.
Em relação ao último jogo da amarelinha, contra a Venezuela, Tite não fez alterações no gol e na linha defensiva. O técnico somente inverteu os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, jogadores do Chelsea e Paris Saint-Germain, respectivamente.
Contra o Uruguai, o treinador brasileiro optou por recuar Douglas Luiz, no lugar do volante Allan. A outra novidade no meio de campo foi o Arthur, jogador da Juventus, que iniciou no elenco titular. O comandante da Seleção continuou com Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison como o trio de ataque.
ATUAÇÕES INDIVIDUAIS
ÉDERSON: – Nota 7,0 – O arqueiro do Manchester City foi pouco exigido durante o confronto, entretanto, se posicionou muito bem e orientou os defensores. Os atacantes uruguaios chegaram com perigo duas vezes no primeiro tempo, explodindo o travessão de Éderson
DANILO: – Nota 6,5 – O lateral manteve a postura dos últimos jogos e ajudou bastante a linha defensiva, além de subir, quando necessário, para o ataque. Enquanto o lateral Renan Lodi focou em ajudar mais a linha ofensiva pelos cantos, Danilo ajudou mais defensivamente, ao lado de Thiago Silva e Marquinhos.
MARQUINHOS: – Nota 7,0 – Com pouca pressão dos uruguaios em cima da defesa brasileira, o camisa 4 do Brasil também não foi muito exigido. Em uma falha de Éverton Ribeiro no meio de campo, o zagueiro do Paris Saint-Germain salvou o companheiro e eliminou a ameaça. Devido ao ataque adversário estar com uma linha mais baixa, Marquinhos ajudou na construção da jogada, principalmente na primeira parcial. No final do jogo, o atleta tomou um cartão amarelo desnecessário.
THIAGO SILVA: – Nota 7,0 – Assim como Marquinhos, o capital da Seleção não precisou jogar o melhor futebol para manter organizada a linha defensiva. Os ex-companheiros de PSG passaram boa parte do primeiro tempo na linha de meio de campo, auxiliando a armação do time.
RENAN LODI: – Nota 7,5 – Mais uma boa atuação do lateral do Atlético de Madrid. Jogador foi bastante ofensivo, jogou diversas bolas na área e deu assistência para Richarlison balançar a rede rival. Renan Lodi subiu muito bem e foi fundamental nos 45 minutos iniciais. Com o equilíbrio no segundo tempo, Lodi ficou um pouco apagado.
DOUGLAS LUIZ: – Nota 6,0 – Tite optou por recuar um pouco o jogador, que, por sua vez, respondeu bem ao professor. Douglas Luiz fez um jogo razoável, entretanto, o volante fez uma falta desnecessária que resultou em um cartão amarelo.
ARTHUR: – Nota 8,5 – O meia da Juventus marcou o primeiro gol do Brasil em um momento que a Seleção não estava arriscando, apenas trocando passes sem muita objetividade. Arthur contou com a sorte para fazer o primeiro gol pela amarelinha, aos 34’/1º, com um chute de fora da área. A bola desviou em um jogador uruguaio e dificultou o goleiro celeste. Além do gol, o ex-barça comandou o meio-campo e foi muito bem na partida.
ÉVERTON RIBEIRO: – Nota 8,0 – O meio-campista do Flamengo fez outra boa partida. Bastante acionado no ataque, Éverton Ribeiro foi muito participativo e por pouco não fez um belo gol de falta. O lance do segundo gol saiu dos pés de Everton, que bateu o escanteio curto e Renan Lodi cruzou para o cabeceio de Richarlison
GABRIEL JESUS: – Nota 5,5 – Muito apagado durante o confronto, o atacante do City fez um ótimo chute nos minutos iniciais, que Campaña defendeu, e no segundo tempo chutou a bola para fora do estádio. Gabriel Jesus mostrou muito menos do que pode e deve exibir.
RICHARLISON: – Nota 8,0 – Aos 45’/1º, o ‘pombo’ aumentou a vantagem com cabeceio certeiro. O cruzamento de Renan Lodi foi na medida perfeita para Richarlison encerrar o primeiro tempo com mais um gol. O atacante do Everton também saiu da partida amarelado por conta de uma falta exagerada no De La Cruz. Antes de ser substituído por Éverton, Richarlison sofreu pisão de Cavani, o que foi expulso após análise do VAR.
ROBERTO FIRMINO: – Nota 5,5 – A única aparição relevante do atacante do Liverpool foi logo após a abertura do placar, aos 35’/1º. Arthur, autor do gol, enfiou uma ótima bola para Firmino, que desperdiçou a chance de ampliar.
Substituições:
ÉVERTON (CEBOLINHA): – Nota 6,0 – Como a segunda parcial foi muito equilibrada, a entrada de Cebolinha no lugar de Richarlison não resultou em muitas coisas, diferentemente do último jogo, o qual o ex-jogador do Grêmio aprofundou a direita do campo.
LUCAS PAQUETÁ: – Nota 5,0 – O atacante entrou nos últimos minutos de jogo e não pôde fazer grande contribuições.
BRUNO GUIMARÃES: – Nota 5,0 – Assim como Paquetá, o jogador do Lyon foi substituído faltando menos de quatro minutos para a partida acabar.
Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook