Copa do Mundo - Qatar 2022

Atuações ENM: Croácia faz um bom jogo, mas sucumbe ao talento de Messi e está fora da final da Copa do Mundo

Photo by Buda Mendes/Getty Images

E o sonho de mais uma final de Copa do Mundo acabou para a Croácia. Apesar de fazer uma boa partida, a seleção croata não conseguiu segurar o talento de Lionel Messi e acabou derrotada por 3 a 0 no estádio Lusail, no Catar, pela semifinal da Copa do Mundo 2022.

Em um início de jogo bem estudado, a seleção croata começou fechando os espaços e tentando impedir que a Argentina trocasse passes com facilidade. Essa tática acabou obrigando a seleção argentina a abusar das bolas longas, facilitando para a bem postada defesa da Croácia.

Com um Modrić mais recuado e sendo o responsável pelas saídas de bola, a Croácia tinha mais posse e trabalhava a bola com mais facilidade, contra uma Argentina bem desconfortável na partida. Porém, essa posse de bola não era transformada em oportunidades, já que a Croácia pecava demais no último passe, principalmente com o ponta esquerda Ivan Perišić.

E quando a Croácia parecia estar com amplo domínio da partida, veio o castigo. Aos trinta e um minutos, Enzo Fernández fez lindo lançamento, às costas da zaga croata, para Julián Álvarez. O atacante invadiu a área e foi derrubado por Livaković. Pênalti claro. Messi bateu forte, no ângulo, e colocou os sul-americanos na frente: 1 a 0.

O gol obrigou a Croácia a fazer algo que não é do seu DNA nessa copa: atacar. E como precisou ir ao ataque, a seleção croata começou a deixar o contra-ataque para a seleção da Argentina. E o segundo golpe dos “hermanos” veio aos trinta e oito minutos, após escanteio mal batido pela Croácia, a Argentina partiu em disparada para o ataque, e Julián Álvarez, aos trancos e barrancos, ficou com a bola, invadiu a área e deslocou o goleiro e fazer 2 a 0.

A Croácia sentiu o 2º gol e a Argentina começou a comandar a partida. E ainda quase chegou ao terceiro gol, com Mac Allister, de cabeça, que obrigou Livaković a operar um milagre.

Apesar do bom primeiro tempo, a seleção croata arrematou somente quatro bolas, sendo nenhuma delas em direção ao gol. Só para ilustrar, a Croácia terminou a primeira etapa com 62% de posse de bola, contra 32% da Argentina.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Zlatko Dalic apostou nas entradas de Nikola Vlašić e Mislav Oršić para tentar chegar ao primeiro gol na partida. E acabou surtindo efeito, já que a Croácia começou a ficar mais com a bola no ataque e começou a criar algumas oportunidades, mesmo que sem levar muito perigo a meta de Emiliano Martinez.

E o roteiro da primeira etapa se repetiu, ou seja, quando a Croácia pressionava pelo primeiro gol veio o castigo Argentino, e que castigo diga-se de passagem. Em uma jogada de gênio de Lionel Messi, ele chama o zagueiro Gvardiol para o tango, passa como quer e rola para Julián Álvarez tocar para o fundo das redes. Segundo gol do atacante do Manchester City no jogo.

O 3º gol argentino foi um balde de água fria para os croatas, que até tentaram em batidas de média e longa distância, mas não levaram muito perigo ao gol de Martinez.

Com o apito final, só sobrou a Croácia aguardar o adversário da disputa pela terceira colocação, que será realizada nesse sábado (17), no estádio Khalifa Internacional.

DESTAQUES DA CROÁCIA

Luka Modrić – 7: Jogador mais lúcido da equipe croata. Iniciou a partida jogando mais recuado, fazendo a equipe croata ter uma saída de bola com qualidade. A qualidade que teve na saída de bola acabou faltando no ultimo passe da equipe croata. Lutou, correu, armou mas uma andorinha só não faz verão.

Joško Gvardiol – 5,5: O promissor zagueiro croata fez seu pior jogo na Copa do Mundo, apesar de ter feito uma partida “aceitável”. No 3º gol argentino foi humilhado por Lionel Messi e se perdeu de vez no jogo.

Borna Sosa – 4: Pra mim, a decepção croata na copa. O lateral/ala bem agressivo do Stuttgart, da Alemanha, deu lugar a um jogador muito cauteloso e nervoso. Hoje, além de não produzir nada, falhou no 2º gol ao não cortar a bola, que estava no seu pé.

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

NOTAS DA CROÁCIA

  • Dominik Livaković – 5,5
  • Dejan Lovren – 5,5
  • Josip Juranović – 6
  • Marcelo Brozović – 6
  • Mateo Kovačić – 6,5
  • Mario Pašalić – 5,5
  • Andrej Kramarić – 6
  • Ivan Perišić – 6

Substituições da Croácia

  • Nikola Vlašić – 6,5
  • Bruno Petkovic – 6
  • Mislav Oršić – 6
  • Marko Livaja – 6
  • Lovro Majer – 6,5
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo