Cruzeiro

Audiência sobre ‘Caso Mineirão’ é marcada por discussão entre Minas Arena e clubes

Mineirão poderá abrigar jogo entre Athletic e Bahia de Feira pela Série D (Foto: MINEIRÃO/AGÊNCIA i7)
Foto: MINEIRÃO/AGÊNCIA i7

Nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma audiência pública foi realizada pela parte, para discutir sobre o caso entre o contrato da Minas Arena, e o estádio Mineirão. A reunião também serviu para a discursão sobre a possível instauração de uma CPI, visando investigar irregularidades no contrato de Parceria Público Privada (PPP), entre a administradora do estádio e o governo estadual.

A reunião pública reuniu representantes do Cruzeiro, Atlético, Minas Arena e da Federação Mineira. Além de parlamentares, representante da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e diversos torcedores do Cruzeiro, que se mobilizaram desde o protesto de sexta-feira (31), para estarem presentes na ALMG.

SECRETÁRIO GARANTE REALIZAÇÃO DE JOGOS

Segundo o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Souza, o Mineirão possui uma ‘obrigação’ em contrato para a realização de partidas. Pelo menos 66 partidas precisam ser realizadas ao longo de todo o ano, como forma de garantia da realização dos eventos esportivos.

O Comitê de Esporte, Cultura e Lazer, que visará a questão do conflito envolvendo o estádio e a ausência de jogos, terá uma reunião agendada para o próximo dia 20 de abril, com os representantes dos clubes, FMF e CBF. O foco da reunião será a determinação de datas prioritárias para a realização das partidas, estabelecendo uma ‘sobreposição’ a realização dos demais eventos.

MINAS ARENA DEFENDE ATUAL CONTRATO

O diretor comercial da Minas Arena, Samuel Llyod, saiu em defesa da atual forma de contrato do estádio. O diretor ainda deixou claro que ‘não abre mão’ das formas de receitas, que prevê para os clubes, uma renda gerada somente pela venda das 54mil cadeiras, e os demais setores do estádio (camarotes, estacionamento, etc) destinados para o consórcio.

–  Desde sempre, as portas estão abertas. É do nosso interesse trazer todos os jogos possíveis para o estádio. As datas devem ser compartilhadas com os clubes. (…) As regras entre as concessionárias e os clubes estão determinadas claramente no contrato de PPP. Menos que isso, não. Qualquer receita que a Minas Arena abra mão, ela é responsabilizada pelo estado de Minas Gerais.

Em uma fala, após abordar sobre reformas feitas na iluminação, e demais estruturas que foram feitas recentemente no estádio, o diretor chegou a ‘convidar’ torcedores do Cruzeiro que estavam presentes, para irem à final entre Atlético e América, para observar as mudanças. A fala gerou revolta no auditório e nas redes sociais.

CRUZEIRO VOLTA A RECLAMAR SOBRE FALTA DE DIÁLOGO

O Cruzeiro, por meio do presidente do associação, Sérgio Santos Rodrigues, e o CEO do Cruzeiro SAF, Gabriel Lima, contestaram sobre a forma em que o Mineirão prevê a questão das receitas atualmente com o clube, e a falta de diálogo por parte da Minas Arena.

Em fala, o CEO da Raposa, Gabriel Lima, colocou que por diversas vezes, o clube tentou realizar diversas propostas para viabilizar melhores condições do clube celeste no estádio. Entretanto, em todas as conversas, houve uma negativa pelo consórcio.

– O Cruzeiro tentou, por inúmeras vezes, chegar a um acordo e ter condições para jogar no estádio, que eu volto a falar, pertence ao Governo, e está temporariamente cedido à iniciativa privada. Fizemos diversas propostas para as construtoras que formam o consórcio, nenhuma delas foi aceita.

+ Cruzeiro: Ronaldo faz críticas e volta a afirmar que não jogará no Mineirão em 2023

Além da questão envolvida as conversas entre o clube e a Minas Arena, Gabriel direcionou fortes críticas ao governo estadual. Em sua fala, o CEO criticou o alto repasse do governo ao estádio, para a manutenção, vista como ‘absurda’.

– A instituição que eu represento é parte interessada na utilização do Mineirão. Se existe, ou não, alguma irregularidade no contrato que foi assinado entre o Governo e o Mineirão, não cabe nem a mim, nem ao Cruzeiro analisar. O Governo investiu bilhões de reais para pagar essa reforma do Mineirão, e segue pagando essa quantia absurda para a manutenção do estádio. (…) Não ter jogos no estádio, significa desvirtuar o contrato.

Não bastou somente as críticas, o representante ainda realizou uma acusação de ‘manobra contábil’ da Minas Arena, para que o governo estadual possa repassar mais recursos ao estádio. Confira:

+ Deputado colhe assinaturas para reabertura da CPI da Minas Arena sobre contrato com o Mineirão

ATLÉTICO ABORDA SOBRE DIÁLOGO COM ‘AMBAS AS PARTES’

O diretor de comunicação do Atlético, André Lamounier, foi o representante do Atlético-MG na audiência pública. No começo, André disse que crê que estava em um palco de discursão entre a relação ‘Cruzeiro e Minas Arena’. O represente atleticano afirmou que existe diálogo entre o clube alvinegro com a atual administradora, embora ocorra de forma ‘crítica’.

– Nós temos uma relação cordial com a Minas Arena, embora crítica. Somos críticos de várias condutas ao longo dos anos em relação aos nossos pleitos. (…) No entanto, tenho que registrar a maneira profissional com que o Samuel tem procurado discutir as questões que nos envolve. (…) Também achamos que o futebol tem sido preterido em relação a agenda de shows, temos sido prejudicados

Além disso, Lamounier tentou dar equilíbrio na discursão do conflito entre o Mineirão e os clubes, abordando sobre o planejamento do calendário esportivo, e da agenda de shows, falando ‘se colocar no lugar’ do diretor comercial da Minas Arena, Samuel Llyod. Ao mesmo tempo, André abordou que é necessário ‘defender o interesse público’, com o entendimento da ‘outra parte’.

– Nós estamos prestes a inaugurar uma arena, por óbvio que terá o futebol como prioridade. Agora, como fazer uma agenda de shows priorizando o futebol, sendo que o calendário esportivo acabou de ser anunciado, mesmo assim nem todo ele foi. Não sabemos ainda algumas datas, ninguém fecha um show pequeno que seja, sem planejamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo