Bahia

Ba-Vi pode dar afirmação que falta ao Bahia na temporada

Felipe Oliveira / EC Bahia

A Arena Fonte Nova será palco do primeiro Ba-Vi de 2023. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (29), pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. Vindo de duas derrotas consecutivas onde apresentou um futebol que deixou a desejar, um triunfo no Ba-Vi pode dar a afirmação que falta ao Bahia na temporada.

Mesmo estando em 2º lugar no campeonato com 9 pontos (atrás do Itabuna apenas pelo critério de saldo de gols) e com 5 pontos a mais que o rival, 8º colocado, o Tricolor ainda não conseguiu uma sequência de atuações convincentes. As oscilações em campo são marcas registradas do time de Renato Paiva, que começou o estadual vencendo as três primeiras partidas, porém sem o brilho esperado de uma equipe que se reforçou com nomes de peso trazidos pelo Grupo City. Por isso, vencer o clássico pode tranquilizar a torcida e afirmar o elenco neste início de ano.

Pontaria a desejar

O baixo aproveitamento do ataque do Bahia vem sendo o principal motivo de críticas dos torcedores. O problema, que já vinha sendo notado nas partidas vencidas, se tornou mais evidente nas derrotas para Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, e Jacobinense, pelo Baiano. Mesmo com mais posse de bola e volume de jogo, o Esquadrão não conseguiu marcar os gols que precisava para garantir os respectivos triunfos.

O problema é reconhecido pelo grupo, tanto que Ricardo Goulart, um dos líderes do time, falou a respeito durante esta semana que antecede o Ba-Vi.

“Nos últimos dois jogos tivemos muitas finalizações, mas infelizmente não convertemos em gol. O professor tem pegado no nosso pé, cobrado mais concentração, mais ambição de fazer o gol. O importante é que estamos criando. Acho que no momento certo essas oportunidades vão ser concluídas em gol e vamos conseguir os triunfos”, disse o meia-atacante.

Aos 31 anos e com bagagem pelo futebol nacional, Goulart, que já disputou outros grandes clássicos pelo Brasil, fará sua estreia em Ba-Vis.

“Já tive a honra de jogar alguns clássicos. Clássico não se joga, se ganha. Então vou tentar passar essa mentalidade para meus companheiros. É um jogo à parte. Nossa equipe sabe o tamanho e a importância. Vamos jogar diante de nossa torcida. Esperamos que as coisas fluam para nosso lado, e que a gente possa conseguir o triunfo que é importante para o campeonato”, finalizou o camisa 16.

Goulart em entrevista coletiva na Cidade Tricolor antes do Ba-Vi – Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Últimos Ba-Vi

O tradicional Ba-Vi vem ocorrendo com menos frequência nos últimos anos devido às equipes estarem disputando divisões diferentes do Campeonato Brasileiro, ficando restrito apenas ao Baiano e à Copa do Nordeste. 2018 foi o último ano em que o clássico ocorreu pela Série A, além de ter sido palco de cinco duelos. De lá pra cá foram 11 jogos, com o Bahia vencendo 4, empatando 6 e perdendo 2 vezes.

Vitória 1 x 1 Bahia – 1ª Fase Baiano 2022
Bahia 0 x 0 Vitória – 1ª Fase Baiano 2021
Vitória 1 x 0 Bahia – 1ª Fase Copa do Nordeste 2021
Vitória 1 x 2 Bahia – 1ª Fase Baiano 2020
Bahia 0 x 2 Vitória – 1ª Fase Copa do Nordeste 2020
Bahia 0 x 0 Vitória – 1ª Fase Baiano 2019
Bahia 1 x 1 Vitória – 1ª Fase Copa do Nordeste 2019
Vitória 2 x 2 Bahia – 33ª Rodada Brasileirão 2018
Bahia 4 x 1 Vitória – 14ª Rodada Brasileirão 2018
Vitória 0 x 1 Bahia – Final Baiano 2018
Bahia 2 x 1 Vitória – Final Baiano 2018

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo