Bahia

Bahia oficializa contratação do lateral-direito Gilberto junto ao Benfica

Gilberto, lateral-direito do Bahia (Letícia Martins/EC Bahia)

Após longa negociação, jogador já está em Salvador e fechou contrato até 2026

Letícia Martins/EC Bahia

Enfim, o lateral-direito Gilberto é jogador do Bahia. A concretização de todo o longo processo ocorre após o anúncio oficial da chegada do atleta ao clube neste domingo (9). Aos 30 anos, Gilberto estava no Benfica e assina vínculo até o fim de junho de 2026. A negociação durou por volta de um mês até que os clubes envolvidos chegaram em um acordo em relação ao valor da compra dos direitos do lateral.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Gilberto começou a carreira no futebol profissional há dez anos, após ser promovido nas categorias de base do Botafogo. Foi emprestado ao Internacional em 2014 e, seis meses depois de retornar ao clube de General Severiano, foi negociado junto à Fiorentina. Porém, nunca atuou na Viola. Foi emprestado repetidas vezes ao Hellas Verona, à Latina Calcio, ao Vasco e ao Fluminense. Foi no Tricolor das Laranjeiras que Gilberto voltou a ter estabilidade e destaque e, após o retorno de Jorge Jesus ao comando do Benfica, foi negociado ao time lusitano, onde estava desde agosto de 2020.

Ao longo da carreira, são 265 jogos, com 14 gols marcados e 19 assistências. Na última temporada, foram 35 partidas disputadas com os benfiquistas na Taça de Portugal, na Allianz Cup, no Campeonato Português e na Uefa Champions League, com quatro tentos assinalados e três passes para gol. Venceu o Campeonato Carioca em 2013 pelo Botafogo, o Campeonato Gaúcho em 2014 pelo Internacional, o Torneio de Toulon pelas categorias de base da Seleção Brasileira no mesmo ano, faturou o Campeonato Brasileiro da Série B em 2015 pelo Glorioso, além do Campeonato Português pelo Benfica no último mês de maio.

Diretor de futebol do Bahia, Carlos Santoro comemorou o sucesso na negociação ao destacar que, diante das dificuldades em todo o processo para fechar o acordo, Gilberto colocou o retorno ao futebol brasileiro como uma das principais opções e o Tricolor como prioridade.

“Gilberto saiu do país como um dos principais jogadores da Série A e seguiu demonstrando isso em um grande da Europa, disputando Uefa Champions League e conquistando título. Agora, mesmo procurado por muitos clubes do Brasil, sempre colocou como prioridade o Bahia”, disse.

O técnico Renato Paiva tem como opções na lateral-direita Cicinho e André, além do uso improvisado do atacante Vítor Jacaré. Gilberto está na Cidade Tricolor, participou de algumas atividades e deverá ser apresentado oficialmente no decorrer desta semana. O Bahia empatou em 1 a 1 com o Cuiabá no último sábado (8) no Campeonato Brasileiro e ocupa a 16ª colocação, com 13 pontos somados. Além do Brasileirão, a equipe disputa a Copa do Brasil, cuja partida decisiva das quartas de final contra o Grêmio será disputada às 19h da próxima quarta-feira (12), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS. O Esquadrão de Aço precisa do triunfo após empatar no jogo de ida, em Salvador/BA.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo