Campeonato Brasileiro

Bahia quebra longo tabu, supera Palmeiras e volta a vencer no Brasileirão

Thaciano marcou o gol do triunfo tricolor (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Thaciano garantiu o gol do primeiro triunfo do Bahia como mandante sobre o Verdão desde 1987

Felipe Oliveira/EC Bahia

Não há mais time invicto no Campeonato Brasileiro 2023. O último dos moicanos caiu. Na noite desta quarta-feira (21), o Bahia superou diversos traumas, tabus e pressão para vencer o Palmeiras no fim do jogo, disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, e válido pela 11ª rodada da competição nacional. Thaciano marcou aos 47 minutos do segundo tempo o gol do triunfo tricolor por 1 a 0.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O Bahia teve o controle do confronto nos primeiros dez minutos, mas não conseguia levar dificuldades ao goleiro Marcelo Lomba. Com o passar do tempo, o Palmeiras usou a qualidade técnica e a força do grupo para impor o domínio, mesmo longe de sua torcida. Porém, os desfalques e a falta de precisão na hora de finalizar não resultou em gols. Em duas chances seguidas, Zé Rafael assustou na primeira tentativa e Artur chegou a passar por Marcos Felipe, mas não conseguiu completar. Aos 45, lance polêmico. Artur foi acionado na área e bateu cruzado. O goleiro tricolor falhou e salvou em cima da linha. Arbitragem de vídeo revisou o lance e não deu o gol palmeirense, mas as imagens mostradas não foram as mais eficientes.

No segundo tempo, o Verdão permaneceu com grande volume ofensivo, mas encontrou uma grande barreira chamada Marcos Felipe. Aos dez minutos, Mayke cruzou da direita, Endrick triscou e Dudu recebeu livre para arrematar, mas o arqueiro impediu com boa defesa. A entrada de Luís Guilherme renovou o fôlego ofensivo do clube verde. O jovem jogador acertou o travessão e foi impedido pelo goleiro em seguida. Na reta final, quando parecia que o placar poderia permanecer zerado, veio o lance que definiu o confronto. Aos 47 minutos, após boa jogada individual de Cauly, Daniel ficou com a sobra na entrada da área e bateu cruzado. Marcelo Lomba deu rebote e Thaciano aproveitou para completar livre e garantir o triunfo do Esquadrão.

Com o resultado, o Tricolor da Boa Terra voltou a ganhar do Palmeiras como mandante pela primeira vez desde 1987 e encerrou sequência de oito jogos consecutivos com reveses, além de acabar com a invencibilidade do Alviverde no Brasileirão. Na tabela de classificação, os baianos sobem ao 14º lugar, com 12 pontos, enquanto os paulistas ficam na segunda colocação, com 22 pontos, e perdem a chance de dormir na liderança. Os times irão entrar em campo novamente nesse fim de semana. O Bahia terá o Fluminense como adversário no Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, às 18h30 do próximo sábado (24). O Palmeiras, por sua vez, terá o Botafogo no Allianz Parque, em São Paulo/SP, às 16h do domingo (25).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo