Automobilismo

Band surpreende, fecha acordo e transmitirá Fórmula 1 em 2021 e 2022

Band-F1-Transmissão
Divulgação / Twitter F1

A Band é a nova casa da Fórmula 1 no Brasil. A emissora paulistana fechou a compra dos direitos de transmissão com a Liberty Media pelas próximas duas temporadas. O anúncio oficial ainda não foi realizado: a emissora afirmava, na manhã desta sexta-feira (5), que estava negociando com a proprietária da categoria. A informação foi confirmada por diversos veículos especializados em televisão, que cravaram que o acordo já foi finalizado e depende, apenas, das assinaturas nos contratos.

O futuro da principal categoria do automobilismo na televisão aberta era incerto. A Globo exibia os treinos e corridas desde 1981, mas nos últimos anos reduziu a exposição, deixando de transmitir treinos classificatórios e mesmo a festa no pódio – passou as sessões de sexta e sábado para o SporTV e concluía a cobertura, aos domingos, no GE.com.

Na noite de quinta-feira, as negociações com a emissora carioca foram oficialmente encerradas. Durante o processo, a TV Cultura e os Canais Disney (ESPN e Fox) também conversaram com a empresa americana, mas sem sucesso.

O Brasil é uma exceção quando se trata da exibição da F1. De maneira geral, em outros países, as corridas são colocadas em canais de televisão por assinatura. A exibição aberta, no entanto, dá bons frutos: a temporada de 2020 teve share de 26,1%, melhor resultado em três anos, de acordo com site Teleguiado, com pico de 11,5 pontos no GP da Espanha. Os números mostram que a compra dos direitos pode, também, dar retorno comercial para a Band.

AUTOMOBILISMO NA BAND

Não é a primeira vez que a Band transmite a Fórmula 1. Em 1980, foi a responsável por exibir, de forma exclusiva, a primeira vitória de Nelson Piquet, ainda com a Brabham. Curiosamente, o narrador na ocasião era também Galvão Bueno, principal voz da categoria pelos 40 anos seguintes.

Band pode transmitir octacampeonato de Hamilton (Divulgação / Twitter F1)

Conhecida como “Canal do Esporte” principalmente nas décadas de 80 e 90, a Band recentemente voltou a investir em transmissões esportivas, começando com o futebol internacional. Atualmente exibe o Campeonato Italiano e o Alemão, em uma nova versão do Show do Esporte.

O automobilismo já seria o próximo passo nessa estratégia. Reginaldo Leme, depois de 40 anos na Globo, já havia assinado com a Band para as transmissões da Stock Car, outro produto que mudou de casa para 2021.

A temporada 2021 da F1 tem diversos atrativos, começando com um possível octacampeonato de Lewis Hamilton. O piloto inglês ainda não renovou com a Mercedes, mas o título mundial neste ano o colocaria à frente de Michael Schumacher. O filho de heptacampeão, por sua vez, está confirmado na Haas.

Além da Stock Car e da F1, a Copa Truck e a Fórmula Indy também são parte das opções da emissora.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo