Um ano antes que o previsto, Jordi Alba irá deixar o Barcelona. Inicialmente com contrato vigente até o fim da próxima temporada, a diretoria catalã chegou a um acordo com o lateral para antecipar a rescisão contratual para o fim da atual temporada. Aos 34 anos, o jogador encerra o ciclo de mais de uma década como atleta da equipe.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Alba foi revelado pelo próprio Barcelona. Desde a infância, passou a se ambientar ao ambiente de La Masia, mas, no time Sub-18, foi negociado junto ao Cornellà, também da Catalunha. Mas, ainda nas categorias de base, foi contratado pelo Valencia. E foi no clube valenciano que deu seus primeiros passos no futebol, sem esquecer a Catalunha. Foi emprestado ao Gimnàstic de Tarragona na temporada 2008-09 e serviu para consolidá-lo como jogador profissional. O sucesso o levou ao Barcelona em 2012.
Em praticamente 11 anos como atleta blaugrana, o lateral-esquerdo teve a maior projeção de sua carreira. Conquistou seis títulos de LaLiga, cinco Copas do Rei, quatro Supercopas da Espanha, uma Uefa Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes da Fifa. O bom desempenho no Valencia já o conduziu à Seleção Espanhola, quando conquistou a Euro em 2012, mas a sequência no Barça o garantiu a maioria de suas convocações para defender La Roja.
Ao todo, foram 458 jogos no Barcelona, com 27 gols, 99 assistências e 19 títulos. Na atual temporada, são 29 partidas, dois tentos assinalados e seis passes para gol. Na seleção da Espanha, são 91 convocações e dez gols. O clube se pronunciou e agradeceu aos serviços do atleta.
“O Barcelona expressa publicamente seu agradecimento a Jordi Alba pelo profissionalismo, compromisso, dedicação e o tratamento positivo e próximo que sempre demonstrou em todos os assuntos que envolvem a família azul-grená e lhe deseja sorte e conquistas no futuro. O Barça sempre será sua casa”, disse.
Campeão espanhol de forma antecipada, Jordi Alba terá duas partidas para encerrar sua trajetória no Barcelona. Neste domingo (28), o clube fará seu último jogo no Camp Nou antes da reforma e irá enfrentar o Mallorca às 14h. Uma semana depois, fechará a temporada contra o Celta em Balaídos, em Vigo/ESP.