Futebol Internacional

Barcelona vence clássico contra Espanyol e conquista título de LaLiga

Jogadores do Barcelona comemoram o título espanhol da temporada
David Ramos/Getty Images

O Barcelona é campeão espanhol pela 27ª vez na história. Em jogo disputado na tarde deste domingo (14), a equipe catalã venceu o clássico local contra o Espanyol no RCDE Stadium pela 34ª rodada de LaLiga 2022-23 e confirmou a conquista. Robert Lewandowski (duas vezes), Alejandro Balde e Jules Kounde marcaram os gols do triunfo blaugrana por 4 a 2, enquanto Javi Puado e Joselu descontaram aos Pericos.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Apesar de jogar no campo do adversário, o Barça dominou a partida do início ao fim. A primeira boa chance veio aos cinco minutos, quando Koundé cruzou rasteiro do lado direito e Pedri bateu cruzado, com muito perigo. Aos dez, o placar foi aberto. Balde foi acionado em profundidade pela esquerda e cruzou para Lewandowski completar ao gol. Aos 19, a vantagem ampliada. Raphinha fez boa jogada pela direita e tocou para Pedri. Meia estava na área e cruzou para Balde completar na segunda trave e marcar o segundo.

O domínio do Barcelona permaneceu. O Espanyol teve a primeira finalização na etapa inicial aos 29 minutos, quando Nico Melamed recebeu preciso cruzamento no meio da área, mas testou por cima. Com mais de 70% de posse de bola, o controle do Barça era feito com muita facilidade e o terceiro gol veio aos 39. Em rápida jogada de ataque, Raphinha cruzou rasteiro para Lewandowski marcar o segundo e empurrar para as redes.

O técnico do Espanyol, Luis García, promoveu modificações para diminuir a diferença e tentar uma postura de jogo diferente. Não deu certo. Aos sete minutos, Frenkie de Jong cruzou da intermediária e Koundé apareceu nas costas da defesa para cabecear e converter a vitória em goleada. Com quatro gols de vantagem no placar, a equipe diminuiu a intensidade, Xavi promoveu modificações e os donos da casa aumentaram a quantidade de finalizações em comparação com os primeiros 45 minutos.

Barcelona venceu o Espanyol por 4 a 2
David Ramos/Getty Images

Depois de duas chances claras bem defendidas por ter Stegen, os mandantes diminuíram aos 28, quando Javi Puado recebeu de Calero em velocidade e finalizou por cima do goleiro alemão. Com a partida mais aberta, mas nada que fosse mudar o vencedor do clássico, os blanquiazules marcaram mais um no último lance do jogo. Aos 47 minutos, Expósito cruzou da esquerda e Joselu cabeceou. A bola bateu na trave e voltou para o centroavante completar ao gol.

Com o resultado, os blaugranas somam 85 pontos, 14 à frente do vice-líder e arquirrival Real Madrid, com apenas 12 pontos restantes a serem disputados. Por isso, a confirmação do título nacional com quatro jogos de antecedência. Por outro lado, a situação dos Pericos é complicada. O time ocupa a 19ª e penúltima colocação, com 31 pontos somados, quatro atrás do Valladolid, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

As equipes irão entrar em campo no próximo fim de semana. No sábado (20), às 16h, o Barcelona vai enfrentar a Real Sociedad no Camp Nou, em Barcelona/ESP, e receber a taça de campeão espanhol, enquanto o Espanyol terá o Rayo Vallecano no Estádio de Vallecas, em Madri/ESP, às 9 da manhã do domingo (21).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo